A Raízen Fuels Finance anunciou na quinta-feira a precificação de uma emissão de 1 bilhão de dólares (R$ 5,6 bilhões) em títulos “verdes” no mercado externo. O montante será utilizado para quitar dívidas pendentes e para fins corporativos gerais, conforme informado pelo IFR, serviço da Lseg.
A emissão, com vencimento em janeiro de 2035, foi precificada a uma taxa de 5,70% ao ano. A operação conta com os coordenadores Citi, Itaú, Morgan Stanley, Santander, BNP, Bradesco e SMBC.
A Raízen planeja alocar um valor igual aos rendimentos líquidos da emissão para despesas e investimentos em ativos e projetos elegíveis, conforme descrito no “Green Financing Framework” da empresa.
A Fitch Ratings atribuiu o rating “BBB” aos títulos verdes seniores sem garantias reais, com vencimento em 2035, que são garantidos incondicionalmente e irrevogavelmente pela Raízen e pela Raízen Energia. Anteriormente, em fevereiro, o grupo emitiu 1,5 bilhão de dólares em títulos de dívida voltados à sustentabilidade no exterior, com prazos de 10 e 30 anos.
Os green bolds, ou títulos verdes, são instrumentos financeiros destinados a levantar capital com o objetivo específico de financiar projetos e atividades que tragam benefícios ambientais. Os recursos obtidos por meio desses títulos de renda fixa são aplicados em iniciativas sustentáveis, como projetos de energia renovável, eficiência energética, conservação da água e outras ações ecológicas