A busca por um ambiente de trabalho ideal foi se transformando ao longo dos anos, e, nos dias de hoje, fatores como clima organizacional, transparência, flexibilidade e reconhecimento se destacam como prioridades para os profissionais.
O salário competitivo, embora ainda importante, já não é o único direcionamento decisivo na escolha de um emprego. Os profissionais estão cada vez mais atentos à cultura e aos valores das empresas, ao seu compromisso com a qualidade de vida no trabalho e ao respeito às suas necessidades pessoais e profissionais.
Essa mudança de paradigma ficou evidente no ranking Loved Companies 2024 , realizado pelo ILoveMyJob, um HUB especializado em Employer Branding. O estudo destacou as empresas mais admiradas pelos trabalhadores brasileiros e revelou insights importantes sobre as expectativas do mercado de trabalho.
A pesquisa, que envolveu a análise de 865 profissionais de diversas regiões do Brasil, acordos que a satisfação no ambiente corporativo estão cada vez mais vinculados a fatores como a sensação de pertencimento, a promoção do bem-estar e o alinhamento com valores sociais e éticos.
Além disso, o levantamento mostrou que a inovação continua a ser um recrutamento relevante para os trabalhadores, mas também é crescente a demanda por propósito, com muitas pessoas buscando empresas que tenham uma causa ou missão maior, além de apenas lucro.
No topo do ranking estão Natura, Vale e Grupo Boticário, reconhecidas por estratégias modernas de gestão, inovação e alinhamento com os valores dos colaboradores. Google e Microsoft também aparecem entre as empresas mais mencionadas, mas o ranking destaca exclusivamente companhias atuantes no Brasil.
“Hoje, as empresas precisam ir além de salários competitivos. Escutar os talentos de forma ativa e rotineira é fundamental para criar ambientes que inspirem e atendam às expectativas crescentes dos profissionais. Essa prática não apenas melhora continuamente a marca empregadora, mas também permite antecipar comportamentos e construir relações duradouras com os colaboradores”, afirma Angélica Madalosso, CEO da ILoveMyJob.
As 10 empresas mais amadas para se trabalhar no Brasil:
1º – Natura
2º – Vale
3º – Grupo Boticário
4º – Eurofarma
5º – Petrobras
6º – Eletrobrás
7º – Itaú
8º – Negócio Próprio (desejo de empreender)
9º – CPFL
10º – Echoenergia
A pesquisa revelou que, além dos aspectos tradicionais, como o salário, os profissionais estão cada vez mais priorizando outros elementos que impactam diretamente na qualidade de vida no trabalho. Os dados indicam que o clima organizacional positivo é o direcionamento mais valorizado, com 18% dos profissionais destacados-o como essencial. Em seguida, a transparência e a comunicação eficiente aparecem com 16%, apontando a importância de um fluxo de informações claro e aberto dentro da empresa.
Outros fatores também ganharam destaque, como a autonomia no trabalho (12%), a flexibilidade de horários e locais (11%), e a valorização e reconhecimento (10%) dos colaboradores. Essas questões refletem uma mudança de mentalidade no mercado de trabalho, onde as pessoas buscam mais controle sobre suas atividades e sentem-se motivadas quando reconhecidas por seus esforços. Além disso, um ambiente respeitoso e inclusivo (9%) é fundamental para garantir um local de trabalho saudável e produtivo.
A pesquisa também revelou que os profissionais estão cada vez mais buscando oportunidades por meio de plataformas digitais. O LinkedIn é citado por 46% dos entrevistados como o principal canal para encontrar oportunidades de emprego, seguido de networking (32%) e sites de emprego (15%).
Por fim, outro fator crescente na preferência dos colaboradores são benefícios inovadores, como o auxílio pet , que tem se mostrado um diferencial importante na hora de atrair e reter talentos. Empresas que oferecem benefícios que atendem às necessidades e desejos de seus colaboradores se destacam e criam um ambiente corporativo mais competitivo.