• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
segunda-feira, 1 setembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Colunas

“QUEM NÃO SE COMUNICA, SE TRUMBICA”

Hyung Mo Sung por Hyung Mo Sung
30/05/2025
em Colunas
A A

LEIA TAMBÉM

Com presença de líderes empresariais, Histórias de Sucesso 2025 celebra uma década com o lançamento de novas edições

Roberta Pirolla Garcia: da paixão por carros à transformação da estética automotiva

Já se foi o tempo em que o líder era a pessoa que mais entendia do assunto. Atualmente o papel que se espera de um líder é que ele seja capaz de trabalhar as competências da equipe e  a motive para atingir o objetivo.

E uma das compentências requeridas para uma boa liderança é a habilidade de comunicação. Um bom comunicador é aquele que se faz entender. Muitos falham por acreditarem que basta comunicar para que seu trabalho já esteja feito, que o entendimento é responsabilidade do receptor.

Não basta cumprir burocraticamente o seu papel, é preciso que o receptor entenda a mensagem. O objetivo é que todos entendam a mensagem, e não simplesmente enviar um comunicado.

É preciso entender e desarmar algumas armadilhas. Uma delas é que projetamos no outro o que somos e agimos como se ele fosse igual a nós. Por exemplo, se sou uma pessoa racional, a minha tendência é usar de argumentos racionais para convencer o outro e, muitas vezes, não percebo que ele é uma pessoa mais emotiva e me frustra por ele não entender ou concordar com os meus argumentos.

Logo, a conclusão que ele é uma pessoa “pouco inteligente”, pois é incapaz de entender uma explicação tão simples e lógica. No sentido inverso, se uma pessoa usa de argumentos emocionais para convencer a pessoa racional, terá pouco ou nenhum sucesso, e a sua reação será considerar essa pessoa insensível.

Não importa que você tenha feito seu trabalho, comunicado, anunciado etc.  Ele terá sido inútil sempre que o receptor não entenda a mensagem e será ineficaz apontar de quem é a culpa.

A gravura acima é o Vaso de Rubin, desenvolvido pelo psicólogo Edgar Rubin. Dependendo do seu foco, uns verão dois rostos, um de frente para outro, e outros verão um cálice. Só depois de entendermos que há duas figuras distintas, é que somos capazes de percebe-las simultaneamente, de percerbermos o  todo.

Cada pessoa é fruto de um conjunto de experiências que molda a sua forma de ser e ver o mundo, e obviamente nenhuma experiência é igual à outra. Não é à toa que muitos não entendem como filhos que tiveram os mesmos pais e a mesma criação podem ser tão diferentes. Ainda que os pais sejam biologicamente  os mesmos, cada filho internalizou de modo diferente as experiências da criação, sem mencionar que o pais do filho mais velho não são os mesmos do filho mais novo.

Diferentes experiências vividas geram visões distintas dos fatos, a discordância e o conflito não são exceção, mas norma.

O primeiro passo para lidarmos com os conflitos é aceitarmos que esses fazem parte de qualquer convivência, ter maturidade para aceitar o contraditório e não levar para o plano pessoal.

O segundo ponto é perceber que há pessoas que são naturalmente racionais, outras emocionais e também há as que são focadas em fazer. Para que a sua comunicação seja mais eficiente, é preciso conhecer qual é o perfil do seu interlocutor e usar a chave adequada para abrir a porta para sua mensagem.

Muitas vezes estamos ansiosos demais para nos comunicarmos e mal temos tempo para avaliarmos o perfil do nosso interlocutor.

É perda de tempo culpar ou esperar que o outro mude. Se eu quero me fazer compreendido e envolver o time, mais efetivo é eu mudar a forma da minha comunicação e adaptá-lo às características do público ouvinte.

E como dizia o Velho Guerreiro Chacrinha, “Quem não se comunica, se trumbica” !

Tags: CarreiraHyung Sung
Anterior

CS Global apoia Expedição 21, programa que promove autonomia de adultos com Síndrome de Down

Próximo

Shopping Villa Lobos lança campanha do agasalho

Hyung Mo Sung

Hyung Mo Sung

Psicanalista & Advisor Longa vivência no mundo corporativo com Mestrado em Economia pela USP E-mail: hsung554@gmail.com

Leia também

Com presença de líderes empresariais, Histórias de Sucesso 2025 celebra uma década com o lançamento de novas edições
Carreira

Com presença de líderes empresariais, Histórias de Sucesso 2025 celebra uma década com o lançamento de novas edições

por Redação

Inspiração, networking, aprendizado e impacto coletivo marcaram a noite de 26 de agosto no Auditório Philip Kotler, da ESPM. O...

Leia maisDetails
Roberta Pirolla Garcia: da paixão por carros à transformação da estética automotiva

Roberta Pirolla Garcia: da paixão por carros à transformação da estética automotiva

Uma liderança que mostra que inovar é, acima de tudo, valorizar pessoas

Uma liderança que mostra que inovar é, acima de tudo, valorizar pessoas

O SALTO DE TIBÉRIO

O SALTO DE TIBÉRIO

Reputação se Constrói com Histórias — Não com Likes

A Economia da Atenção: O Novo Poder que Molda Sociedade, Negócios e Democracias

A CURIOSIDADE VOS LIBERTARÁ!

A CURIOSIDADE VOS LIBERTARÁ!

Próximo
Shopping Villa Lobos lança campanha do agasalho

Shopping Villa Lobos lança campanha do agasalho

KNN Idiomas anuncia expansão para os EUA 

KNN Idiomas anuncia expansão para os EUA 

Tendência em grandes metrópoles, complexos de uso misto criam ‘minibairros planejados’ em Sorocaba

Tendência em grandes metrópoles, complexos de uso misto criam 'minibairros planejados' em Sorocaba

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.