O conceito de Reduflação consiste em produtos que diminuem de tamanho ou quantidade, enquanto seu preço continua inalterado ou até fica mais caro. Seja em embalagens ou produtos industrializados, esse processo tem se tornado mundial.
Com o aumento do custo das matérias primas, atrasos da cadeia de produção, devido a pandemia, o consumidor acaba pagando mais caro no produto final, a inflação influencia diretamente no poder de compra do consumidor.
Os consumidores nem sempre percebem as mudanças imediatamente, muitas vezes, as mudanças acontecem aos poucos. Por exemplo, uma bebida que anteriormente era vendida em uma garrafa de 300ml um ano atrás, pode agora ser oferecida pelo mesmo preço, mas com apenas 200ml, ou um salgadinho que permanece com o mesmo tamanho de embalagem porém com 100g a menos.
A reduflação pode ser vista como uma forma de inflação. Isso porque, na prática, o consumidor está pagando o mesmo, ou até mais, por uma quantidade menor ou de menor qualidade do produto.
Em um contexto de alta inflação, a reduflação pode ser uma forma para as empresas repassarem parte do aumento dos custos para os consumidores, sem que isso seja percebido de forma tão clara.
Em alguns casos, eles podem mudar para produtos com menor valor. Mas quando se trata dos produtos essenciais, os consumidores podem não ter alternativas. Por exemplo, se uma família depende de fórmula para bebês e sua loja só oferece uma opção, ela terá que comprar o produto.
O próprio supermercado francês, Carrefour, postou uma nota em seu site confirmando a redução das embalagens. Porém sua abordagem seguiu a ideia de preservação e ecologia como a motivação para a redução. Segue uma parte da nota: ’’Só temos um planeta e precisamos preservar. É por isso que o Carrefour está empenhado em reduzir a embalagem dos seus produtos.Estamos à procura de soluções sustentáveis para manter os nossos produtos nas melhores condições possíveis durante o maior tempo possível, até à porta do consumidor. Ao mesmo tempo, procuramos reduzir as embalagens e fabricá-las com materiais sustentáveis e materiais recicláveis”. Lotte Krekels, Diretora de Embalagens do Carrefour.