Um relatório parlamentar suíço sobre a gestão do colapso do Credit Suisse em 2023 será divulgado na próxima sexta-feira, conforme anunciou o parlamento suíço nesta quarta-feira.
O documento, elaborado por um comitê parlamentar encarregado de analisar o colapso do banco, é aguardado com grande expectativa há meses. O governo suíço afirmou que as conclusões do relatório contribuirão para a formulação de novas regulamentações destinadas a supervisionar o UBS, que adquiriu o Credit Suisse.
O parlamento suíço anunciou que o relatório do comitê parlamentar sobre o colapso do Credit Suisse será publicado em 20 de dezembro, acompanhado de uma entrevista coletiva. Fundado há 167 anos e considerado um pilar do sistema financeiro suíço, o Credit Suisse, o segundo maior banco do país, enfrentou uma série de escândalos que levaram ao seu colapso e à aquisição pelo UBS em março de 2023, por uma fração de seu valor anterior.
Em resposta ao desmoronamento do banco, o parlamento tomou a incomum decisão de criar, em junho, um comitê para investigar a resposta oficial ao caso. O governo informou que aguardará as conclusões desse relatório antes de propor novas legislações.
No início deste ano, o governo apresentou sua visão em um relatório intitulado “Grande Demais para Falir”, que detalhou uma série de propostas voltadas para reduzir os riscos no setor bancário.