Reputação Corporativa: como proteger sua marca

Reputação e influência, como qualquer outro setor em uma corporação, deve ser desenvolvido a partir de contextos estratégicos e leitura de mercado

Imagem: freepik

Em 2020, a pesquisa The State of Corporate in 2020: Everything Matters Now, divulgada pela Weber Shandwick, em parceria com a KRC Research, revelou que mais da metade dos executivos atribuíam o valor de mercado da sua companhia à reputação corporativa das respectivas organizações. A pesquisa Edelman Trust Barometer, deste ano, revelou ainda que as empresas são consideradas as instituições de maior competência e ética (seguidas das ONGs, governos e da mídia). 

Apesar do olhar positivo para os negócios, o alto grau de confiança faz crescer as demandas de posicionamento em assuntos controversos pelas empresas e aumenta a vigilância constante de seus colaboradores – enquanto mais importante dentro da empresa, mais importante suas ações fora dela também serão! Para isso, além de tudo, o executivo deve estar atento à sua reputação, em como ele é percebido.

Desenvolver uma reputação corporativa não é fácil e envolve inúmeros fatores: resenhas de consumidores, opinião pública de seus colaboradores, práticas ESG adotadas pelas empresas, etc. 

Apesar de reputação e percepção serem, essencialmente, subjetivos, sua avaliação, em números, é um mercado à parte. Hoje, existem software de dados que conseguem mensurá-los, embora os métodos e focos para rankings de reputação possam variar de empresa a empresa. 

Com olhos por todos os lados, há também o mercado de contrapartida: empresas especializadas em reputação e influência que atuam justamente como construtores de marca das companhias com quem atuam. Elas também se valem de variados contextos estratégicos, como Dados, Conteúdos e Marketing de Influência, para chegar no objetivo da marca, seja ele qual for.

A AND,ALL, por exemplo, uma empresa global, baseada no Brasil, com 19 escritórios em toda a América Latina, além de uma rede internacional de afiliados, atua no mercado de reputação e influência há décadas. Seu nome é homenagem ao legado do CEO Paulo Andreoli (AND + ALL).

Para Andreoli, quanto mais alinhadas estão as atitudes com as crenças corporativas, mais consistente será a sua reputação, em paralelo com a frase de Abraham Lincoln que ele cita: “O caráter é como uma árvore e a reputação como sua sombra. A sombra é o que nós pensamos dela; a árvore é a coisa real.”

Paulo Andreoli, chairman e CEO da AND,ALL, empresa especializada em em reputação e influência corporativa. Imagem: arquivo pessoal.

O executivo, cuja carreira se iniciou no jornal O Estado de S. Paulo, é bem incisivo no que diz respeito a empresas desinteressadas no investimento de suas reputações, afirmando que, sem esse investimento, a perpetuidade de uma companhia, com suas atitudes e crenças, será comprometida. “Empresas sólidas e perenes têm, na sua reputação, seu principal ativo”, resume. 

Ser um grande nome nessa indústria de subjetividade não é tarefa fácil. Andreoli explica como a AND,ALL se firma como uma das gigantes do setor: “Nosso foco é apoiar empresas e assegurar a elas a sua reputação. Somos uma agência especializada no trato de questões corporativas sensíveis. Isso inclui naturalmente a consolidação da reputação, a prevenção e gestão de crises reputacionais.”

Hoje, a AND,ALL conta com 100 consultores especializados em comunicação corporativa e vem atuando no mercado há 30 anos. Os valores da companhia são: ética, transparência, determinação, responsabilidade e respeito à diversidade.

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