• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quinta-feira, 16 outubro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home ESG

Responsabilidade Social Corporativa influencia na opinião sobre empresas

De acordo com o relatório de RSC, 70% deixaram de realizar uma compra ou contratar um serviço no último ano devido a uma postura da empresa

Redação por Redação
06/08/2024
em ESG, Meio Ambiente
A A

LEIA TAMBÉM

Atlantica Hospitality adere ao Food To Save e amplia ações ESG

Tecnologia assume protagonismo climático e impulsiona agenda verde

Uma nova pesquisa da Sherlock Communications revelou que ações de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) são extremamente influentes na tomada de decisões dos consumidores brasileiros e latino-americanos. O estudo, realizado com 3.258 pessoas de seis países diferentes da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru), incluindo 835 brasileiros, teve como objetivo compreender como as práticas de RSC impactam as opiniões dos consumidores na região e suas decisões de gastos.

A pesquisa revela que 90% dos brasileiros concordam que práticas de responsabilidade social e ambiental influenciam diretamente sua opinião sobre empresas que operam no país. Além disso, 77% dos entrevistados afirmaram que apenas compram produtos ou serviços de empresas socialmente responsáveis. De acordo com o relatório, muitas empresas estão perdendo dinheiro devido ao mau comportamento.

Segundo a pesquisa “Responsabilidade Social Corporativa na América Latina em 2024”, 64% dos brasileiros entrevistados sentiram que suas opiniões são mais positivas quando as empresas têm consciência socioambiental, sendo que para 26% é o fator mais importante de todos.

Para 10% dos consumidores brasileiros, as ações de responsabilidade social não os influenciam e não fazem diferença nas suas escolhas de compra. Entre todos os países participantes da pesquisa, a Argentina se destaca com o consumidor menos interessado em RSC: com 32% afirmando que práticas socioambientais não fazem diferença.

A pesquisa da Sherlock Communications ainda revela que, depois do Brasil, os consumidores do Peru e Colômbia são os mais preocupados com o comportamento das empresas. Para 87% dos peruanos e 84% dos colombianos, as ações socioambientais de uma empresa são importantes para a formação de opinião.

Outra revelação do estudo é que, para 45% dos brasileiros, as empresas deveriam concentrar os seus esforços de RSC no combate à poluição do ar e da água. Duas outras questões importantes citadas pelos entrevistados são: (45%) melhorar o acesso ao sistema de saúde e (43%) combater o aquecimento global e as suas consequências.

De acordo com a pesquisa, quando se trata de divulgar ações de RSC das empresas, os brasileiros confiam mais em cientistas e professores universitários (40%) para dizerem a verdade. Funcionários de empresas (37%) e jornalistas (34%) completam a lista das fontes mais confiáveis.

Para conferir o relatório completo, clique aqui.

Tags: EmpresasESGMeio AmbienteMercadoSustentabilidade
Anterior

Ações da RD Saúde caem mais de 3% após troca de CEO

Próximo

Balança comercial brasileira tem superávit, diz ministério

Redação

Redação

Leia também

Atlantica Hospitality adere ao Food To Save e amplia ações ESG
Empresas

Atlantica Hospitality adere ao Food To Save e amplia ações ESG

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Atlantica Hospitality International, rede hoteleira com 198 empreendimentos e 28,6 mil quartos em todo o Brasil, atingiu um marco importante...

Leia maisDetails
Tecnologia assume protagonismo climático e impulsiona agenda verde

Tecnologia assume protagonismo climático e impulsiona agenda verde

BNDES lança plataforma de acompanhamento do Fundo Clima

BNDES lança plataforma de acompanhamento do Fundo Clima

GreenV fecha parceria com a BMW e reforça liderança em soluções de recarga

GreenV fecha parceria com a BMW e reforça liderança em soluções de recarga

Seringueiros avançam na criação de coletivo para fortalecer a cadeia da borracha nativa

Seringueiros avançam na criação de coletivo para fortalecer a cadeia da borracha nativa

Grupo Boticário e Sebrae anunciam as empresas selecionadas para o Programa de Aceleração

Grupo Boticário e Sebrae anunciam as empresas selecionadas para o Programa de Aceleração

Próximo
Balança comercial brasileira tem superávit, diz ministério

Balança comercial brasileira tem superávit, diz ministério

EMPREENDEDORISMO/MERCADO IMOBILIÁRIO

EMPREENDEDORISMO/MERCADO IMOBILIÁRIO

HEINZ e BR Spices se unem pela segunda vez e lançam tempero para hambúrguer

HEINZ e BR Spices se unem pela segunda vez e lançam tempero para hambúrguer

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.