Saber dar e receber feedback é fundamental para o sucesso na carreira

Texto por: Silvio Celestino

Ao abordar o tema de feedback nas empresas, é essencial reconhecer que um feedback mal executado pode ter consequências sérias, chegando a causar trauma e estresse nos funcionários. Um exemplo extremo disso é uma prática inadequada observada em algumas organizações, onde o feedback é dado de maneira impessoal e desrespeitosa. Isso não só desvaloriza os funcionários, mas também pode levar a problemas de saúde sérios.

O feedback é uma competência de liderança que exige cuidadosa atenção aos métodos, além de treinamento e experiência consideráveis. O objetivo de um feedback negativo deve ser corrigir comportamentos que não estão alinhados com os objetivos da empresa, do departamento ou de uma tarefa específica. É mandatório que nunca seja usado como uma oportunidade para o gestor descontar suas frustrações no empregado.

Para ser eficaz e construtivo, o feedback deve sempre ocorrer em um ambiente privado, seguindo uma estrutura clara. Esta deve elucidar o propósito não cumprido, a ação específica que gerou a necessidade do feedback e o compromisso que o funcionário deve assumir para evitar repetições do erro.

Um diálogo de feedback deve ser firme, mas sempre conduzido com educação e controle emocional, tanto por parte do gerente quanto do funcionário. O papel principal de um líder é desenvolver outros líderes, e o feedback é uma ferramenta fundamental nesse processo. Quando aplicado corretamente, ele ajuda a amadurecer o funcionário, resgata aqueles que estão desviando do caminho certo e proporciona clareza sobre as expectativas da empresa.

A chave para um feedback bem-sucedido é a preparação e o treinamento. Todos na organização devem estar cientes e seguros de suas responsabilidades e serem prontamente orientados quando há desvios.

Para gerar resultados duradouros e de qualidade, é imprescindível respeitar e valorizar os funcionários, especialmente durante o feedback. Um ambiente de trabalho que promova o respeito e a camaradagem é essencial para entregar excelência aos clientes e resultados aos acionistas. O feedback, quando aplicado dentro de um contexto de respeito mútuo e apoio, torna-se uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal e profissional.

Você está preparado para dar e receber feedbacks?

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