A Saint-Gobain, líder mundial em soluções para construção leve e sustentável, acaba de anunciar seu novo plano estratégico global para o período de 2026 a 2030, batizado de “Lead & Grow”. A meta central é acelerar o crescimento, fortalecer a rentabilidade e entregar valor consistente aos acionistas, capitalizando sua posição no setor de construção sustentável.
A companhia, que celebrará 360 anos em 2025, estabeleceu um conjunto de metas financeiras ambiciosas. O grupo espera um crescimento médio de vendas na faixa média de um dígito em moeda local, buscando superar o crescimento do mercado em 1 a 2 pontos percentuais. Em termos de rentabilidade, a empresa projeta uma margem EBITDA entre 15% e 18%, e um Retorno sobre o Capital Empregado (ROCE), uma métrica chave, acima de 13%. Além disso, a taxa de conversão de fluxo de caixa livre é esperada em mais de 50%.
Para financiar essa expansão, o plano prevê um volume robusto de €12 bilhões (cerca de R$ 75,3 bilhões) em investimentos e aquisições até 2030. Paralelamente, a Saint-Gobain planeja uma rotação de ativos que deve impactar mais de 20% das vendas até o final do período.
Em termos de retorno aos acionistas, a projeção é de aproximadamente €8 bilhões (cerca de R$ 50,5 bilhões) distribuídos em dividendos e recompras de ações.
O plano estratégico direciona o foco em mercados de alto crescimento, como a América do Norte, Ásia-Pacífico e países emergentes, que, no longo prazo, devem representar 60% das vendas globais do grupo. Em termos de segmentos, a Saint-Gobain priorizará as áreas de infraestrutura e construção não residencial, incluindo projetos complexos como hospitais, data centers, aeroportos, pontes e túneis.
A Saint-Gobain reafirma seu compromisso com a sustentabilidade. Quase 75% das vendas atuais já são consideradas sustentáveis, e o ciclo de vida de seus produtos permite evitar a emissão de 1 bilhão de toneladas de CO₂. O grupo já conseguiu reduzir suas emissões próprias em 34% desde 2017 e mantém a meta de chegar à neutralidade de carbono até 2050.
O CEO Global, Benoit Bazin, comentou que a empresa está na “melhor posição para enfrentar os principais desafios do setor da construção” graças ao seu portfólio completo de soluções inovadoras. “Com o ‘Lead & Grow’, elevamos ainda mais nossa trajetória de crescimento, lucratividade e criação de valor”, disse Bazin, destacando que o modelo operacional otimizado da Saint-Gobain, baseado em cadeias de valor locais, é um benefício no atual contexto geopolítico.
O plano foi detalhado durante o Capital Markets Day, realizado no dia 6 de outubro, que incluiu uma sessão de perguntas e respostas para analistas e investidores. A Saint-Gobain registrou €46,6 bilhões em vendas em 2024 no mundo, possui mais de 161 mil colaboradores e atua em 80 países, mantendo uma forte presença no Brasil com 56 fábricas e mais de 12 mil colaboradores.