Samsung faz recall de 1 milhão de fogões

Comissão de segurança de produtos de consumo está investigando incêndios causados ​​por fogões quando animais de estimação pulam sobre eles

A Samsung está realizando o recall dos botões de alguns de seus fogões elétricos, após alertar que incêndios podem ocorrer se animais de estimação, ou até mesmo pessoas, esbarrarem neles acidentalmente.

Vários vídeos mostram animais de estimação acendendo fogos inadvertidamente ao pular sobre os fogões e arranhar os botões. Em um incidente ocorrido em junho, um cachorro no Colorado, EUA, causou um incêndio em uma casa ao ativar acidentalmente o fogão, resultando na combustão de caixas que estavam sobre o aparelho. Toda a situação foi registrada pelas câmeras de segurança da residência.

A Comissão de Segurança de Produtos para Consumidores dos EUA (CPSC, na sigla em inglês) informou que aproximadamente 1,1 milhão de unidades foram afetadas. A Samsung fornecerá travas ou capas de maçaneta gratuitas para certos fogões elétricos deslizantes com maçanetas montadas na frente que foram vendidos entre 2013 e 2024.

“Este anúncio segue relatos de que os botões do fogão montados na parte frontal podem ser ativados por meio de contato acidental com pessoas ou animais de estimação, representando um risco de incêndio se objetos inflamáveis ​​forem deixados em cima do fogão”, disse a Samsung em um comunicado à imprensa.

O recall disse que a Samsung recebeu mais de 300 relatos de ativação acidental por animais de estimação ou humanos desde 2013, resultando em cerca de 250 incêndios. Pelo menos 18 desses incêndios causaram “danos materiais extensos”. Também houve 40 relatos de ferimentos, oito dos quais exigiram atenção médica, e sete desses incêndios levaram à morte de animais de estimação.

*Com informações da CNN

Sair da versão mobile