A SAVE Brasil (Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil) celebra 20 anos de compromisso com a preservação das aves e da biodiversidade no país. Fundada em 2004 para dar continuidade ao programa brasileiro da BirdLife International, a organização tem se destacado no desenvolvimento de projetos voltados à proteção de espécies e habitats naturais. Ao longo de sua trajetória, a SAVE Brasil identificou 237 Áreas Importantes para a Conservação das Aves e da Biodiversidade (IBAs), reafirmando seu papel essencial na conservação dos ecossistemas brasileiros.
Atualmente, a organização está revisando e atualizando os dados dessas áreas, além de iniciar, em parceria com a BirdLife International e outras ONGs, a identificação das Áreas-chave para a Biodiversidade (KBAs). Essas novas áreas ampliam o foco de conservação, incluindo não apenas as aves, mas também mamíferos, anfíbios, répteis, peixes, insetos e plantas.
“Celebrar os 20 anos é reafirmar nosso propósito: conservar as aves e os ambientes naturais, conectando as pessoas a essa causa. Acreditamos que a conservação só é possível com ciência, engajamento e colaboração, e isso tem guiado nossa trajetória”, afirma Pedro Develey, diretor executivo da SAVE Brasil.
O crescimento do interesse pela observação de aves no Brasil tem sido um fator positivo para a conservação da biodiversidade. Estima-se que quase 100 mil pessoas no país se dediquem à atividade, utilizando plataformas como o WikiAves e o eBird para registrar espécies e contribuir com a ciência cidadã. Essa mobilização social ganha ainda mais importância diante da atual situação da avifauna brasileira: o Brasil abriga 1.971 espécies de aves, das quais 148 estão globalmente ameaçadas de extinção. A valorização da biodiversidade nacional e a participação ativa da sociedade civil são fundamentais para reverter o processo de extinções e perdas de habitats chaves em todo o território.
No Brasil, a entidade atua diretamente no engajamento de novos observadores por meio do programa Amigos da SAVE, que busca ampliar a rede de apoiadores da causa ambiental. O futuro da instituição está alinhado com seu planejamento estratégico até 2030, que reforça sua missão de fortalecer a conservação das aves e seus habitats. “Mesmo diante dos desafios climáticos e da perda de biodiversidade, a SAVE Brasil segue firme em seu compromisso, impulsionando parcerias e iniciativas que garantam a preservação ambiental. Nosso trabalho faz a diferença para as aves, para os ambientes e para a sociedade, deixando um legado para as futuras gerações”, finaliza Pedro.