A Schneider Electric, líder em transformação digital nos setores de energia e automação, foi eleita a “Empresa Mais Sustentável do Mundo 2025” pela revista TIME em parceria com a Statista. A nomeação marca o segundo ano consecutivo em que a companhia ocupa o topo da lista, que classifica as 500 empresas com as melhores práticas de sustentabilidade globalmente.
O reconhecimento, anunciado nesta quarta-feira (2), reflete o progresso contínuo da Schneider Electric em relação às suas próprias metas de sustentabilidade e seu compromisso em auxiliar clientes na busca por maior eficiência energética e na redução de suas emissões. A empresa tem demonstrado avanços consistentes em seus ambiciosos objetivos, que incluem uma redução absoluta de 25% nas emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2030 e a neutralização das emissões de CO₂ em toda a cadeia de valor até 2050.
A estratégia da Schneider Electric para alcançar o net zero, validada pela iniciativa SBTi, e o programa Schneider Sustainability Impact 2021-2025 (SSI) servem como guias para impulsionar avanços sustentáveis tanto para a própria empresa e seus parceiros quanto para seus clientes e as comunidades onde atua.
Em comunicado, o CEO global da Schneider Electric, Olivier Blum, expressou seu orgulho pelo reconhecimento pelo segundo ano consecutivo. “Como uma empresa de tecnologia, nosso objetivo é ser o parceiro confiável de nossos clientes para oferecer eficiência e sustentabilidade. Na Schneider Electric, a sustentabilidade está no centro de tudo o que fazemos”, afirmou Blum.
A metodologia do ranking envolve a avaliação de um total de 5.700 empresas com base em 20 indicadores-chave de desempenho. São considerados fatores como as emissões de Escopo 1 e 2, o consumo de energia em relação ao porte da empresa, reduções de emissões e a proporção de energia renovável utilizada. Elementos externos, como classificações e compromissos de sustentabilidade, práticas de relatórios corporativos e indicadores de desempenho ambiental e social, também são levados em conta.
Além do reconhecimento da TIME Magazine, a Schneider Electric também foi nomeada a “Corporação Mais Sustentável do Mundo 2025” pela Corporate Knights, sendo a única empresa a liderar o ranking Global 100 da organização por duas vezes. A companhia francesa também recebeu o título de Corporação Mais Sustentável da Europa e da França pela Corporate Knights.