Por Valéria Lúcia da Silva
O Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, o médico Adriano Massuda visitou, na segunda-feira (17), a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) em Belo Horizonte (Minas Gerais) e conheceu os eixos educacional, assistencial e cultural da Fundação. O sistema Feluma é responsável por ações ações que visam colaborar com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) do Ministério da Saúde.
Com inauguração prevista para outubro deste ano, nas proximidades do Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM-MG), Adriano Massuda visitou as obras do Instituto de Oncologia Ciências Médicas (IONCM), que promoverá atendimento 100% Sistema Único de Saúde (SUS) para os cânceres mais prevalentes, como cólon, colo de útero, próstata e mama além de tratamentos onco-hematológicos. Um projeto pioneiro no Brasil, a iniciativa visa mitigar um dos grandes gargalos da saúde pública, o atendimento especializado e diminuição de filas de espera.
O espaço contará com 35 pontos de quimioterapia, que terá ocupação gradativa em um prédio de 11 andares, realizará consultas e exames com resposta rápida seguindo a metodologia fast track. Além disso, a unidade será equipada com ressonância magnética, aparelhos de ultrassom, colonoscopia, biopsia guiada, dentre outros serviços, promovendo uma assistência diferenciada e pioneira no Brasil, pelo Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) do Ministério da Saúde.
“Estamos aqui para ver este serviço, para poder replicar em outras regiões do nosso país por meio de políticas públicas voltadas para fortalecer o SUS, fortalecer o sistema de saúde brasileiro e qualificar a atenção especializada que precisamos dar para a nossa população. Essa é uma prioridade do presidente Lula, da Ministra Nísia, então estou aqui como Ministério da Saúde para ver, apoiar, aprender e espalhar para o resto do país”, concluiu Adriano Massuda.
Conduzido pelo presidente da Feluma, o secretário conheceu também o Teatro Feluma, a Faculdade Ciências Médicas, o Ambulatório Ciências Médicas (ACM-MG), a Clínica Escola de Odontologia e as obras do Instituto de Oncologia. Também com atendimento 100% SUS, o ACM-MG possui as especialidades de clínica médica, pediatria, ginecologia, cirurgia ambulatorial, endocrinologia, dermatologia, mastologia, hematologia e cardiologia, entre outras. Além de fornecer assistência em fisioterapia e psicologia.