• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sexta-feira, 4 julho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Sem categoria

Seis em cada 10 bancos têm caso de uso de IA generativa

Este é o maior índice entre todos os setores, de acordo com pesquisa do SAS

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
05/12/2024
em Sem categoria
A A
Imagem: freepik

Imagem: freepik

LEIA TAMBÉM

O PIOR INIMIGO É AQUELE QUE VOCÊ NÃO VÊ!

REMÉDIO OU VENENO?

Um novo relatório sobre o uso da IA generativa no setor bancário mostra que os serviços financeiros lideram diante de outros setores na implementação da tecnologia. A pesquisa constatou que 17% dos líderes do setor bancário integraram totalmente a IA generativa em seus processos de rotina. Além disso, atualmente, três em cada cinco usam a tecnologia de alguma forma, e quase todos os outros planejam começar em breve. Ainda há obstáculos, liderados por preocupações com a privacidade e a segurança dos dados, mas o estudo confirmou que os bancos já percebem as vantagens da IA generativa nos negócios.
 

O estudo “Your journey to a GenAI future: A strategic path to success in banking“ [A jornada para o futuro com IA generativa: o caminho estratégico para o sucesso dos bancos], é resultado de um levantamento global multissetorial realizada pelo SAS, empresa de dados e IA, e pela Coleman Parkes Research.
 

“A IA generativa é, evidentemente, uma grande tendência em todos os setores no momento, mas talvez mais significativamente nos serviços financeiros”, diz Alex Kwiatkowski, diretor de serviços financeiros globais do SAS. “Nosso levantamento revelou que os bancos, assim como as seguradoras, usam a IA generativa com mais frequência do que outros setores. Entre os diversos benefícios observados pelos pioneiros, os mais citados pelos líderes bancários são gestão de riscos e compliance, onde cerca de nove em cada 10 relataram melhorias após a implementação da GenAI.”
 

Orçamentos comprovam

O interesse dos bancos em IA generativa é quase unânime: 98% dos entrevistados do setor bancário já usam GenAI (60%, empatando com o setor de seguros pela maior taxa de adoção) ou planejam usar nos próximos dois anos (38%). E não é só conversa: 90% disseram que têm um orçamento dedicado à IA generativa para o próximo ano.
 

Além dos 17% dos líderes bancários que relataram a implementação total em seus processos de negócios, outros 43% indicaram o uso experimental da tecnologia em âmbito empresarial. Seis em cada 10 disseram que implementaram pelo menos um caso de uso da IA generativa até o momento – o maior índice entre todos os setores.
 

Os bancos também utilizam a IA generativa em vários departamentos e funções de negócios. Em comparação com a média de todos os setores, os bancos usam a GenAI em uma taxa mais alta em marketing (47%), TI (39%), vendas (36%), finanças (35%) e atendimento ao cliente (24%).
 

“A tecnologia de IA generativa é uma faca de dois gumes para os bancos, pois tornou-se uma arma nas mãos de criminosos que cometem fraudes em uma velocidade muito maior do que os bancos conseguem adotá-la para proteger seus clientes“, afirma Stu Bradley, vice-presidente sênior de soluções de risco, fraude e compliance do SAS. “Porém, uma proteção antifraude melhor é apenas uma das muitas vantagens em potencial que aguardam as empresas que adotarem a GenAI. Na verdade, os líderes pioneiros na implementação já percebem os primeiros retornos de seus investimentos em muitas áreas do banco.”
 

Resultados

Os benefícios da IA generativa no setor bancário não são apenas aspiracionais; já são realidade, principalmente nos processos internos dos bancos. Entre os líderes bancários que integraram a GenAI, a grande maioria observa ganhos em:

  • Experiência e satisfação dos funcionários (90%).
  • Gestão de riscos e compliance (88%).
  • Ganho de tempo e redução de custos operacionais (85%).

Também, mais de três quartos relataram melhorias na satisfação e retenção de clientes (82%); eficiência no processamento de grandes conjuntos de dados (78%); e vendas ou participação de mercado a partir de insights orientados por dados (76%).
 

A área de marketing apareceu como a principal área de utilização da GenAI pelos bancos, citada por 47% dos líderes entrevistados. Um outro estudo do SAS, baseado em uma pesquisa separada com profissionais de marketing, revelou que o setor bancário usa a IA generativa com mais frequência nas interações com os clientes (44%) e na geração de textos escritos (33%). Eles também planejam expandir seu uso no próximo ano para segmentação de público (64%) e análise de tendências (64%).
 

Obstáculos para o sucesso

Como muitos investimentos, a IA generativa envolve um certo grau de risco e incerteza. As principais preocupações dos líderes do setor bancário envolvem a preservação da privacidade (74%) e da segurança (71%) de seus dados e dos dados de clientes. Uma possível solução? Dados sintéticos. Quase um terço (29%) já usa esse tipo de IA generativa e outros 33% planejam usar.
 

Os desafios de implementação representam outro obstáculo para o setor. Mais da metade (54%) afirma que o uso de conjuntos de dados públicos e proprietários tem sido, ou provavelmente será, um obstáculo para a implementação da GenAI. E quase a mesma quantidade (49%) disse enfrentar desafios para passar a IA generativa da fase conceitual para a prática.
 

Para finalizar, os líderes bancários também se preocupam com governança e regulamentação da GenAI. Apenas 6% dos entrevistados indicaram uma estrutura atual de governança “bem estabelecida”. A maioria (58%) indicou estruturas “em desenvolvimento”. Porém, mais de um terço as considera “ad hoc ou informais” (27%) ou “inexistentes” (9%).
 

Os maiores obstáculos para a implementação de governança e monitoramento eficazes? Quase um terço (30%) citou limitações tecnológicas. Outros 30% apontaram a falta de transparência e responsabilidade, um número ligeiramente superior ao de outros setores.
 

“A GenAI está mudando o universo bancário de maneiras antes inimagináveis – e a uma velocidade surpreendente”, diz Kwiatkowski. “Não há como contornar a governança da IA no setor bancário ou em qualquer outro setor. Uma IA confiável requer uma estrutura centrada no ser humano e deve incorporar os outros princípios fundamentais da inovação responsável – entre eles, inclusão, transparência e responsabilidade.”
 

Para se aprofundar nos resultados do estudo global de GenAI do SAS, faça o download do relatório em SAS.com/genai-banking e confira o painel de dados interativo de GenAI do SAS. Para saber mais sobre adoção de IA generativa no Brasil, acesse Desafios e o potenciais da IA generativa no Brasil.

Anterior

Heineken é eleita uma das melhores marcas do mundo pela revista TIME

Próximo

Apsen vence Lupa de Ouro com tratamento para TDAH

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

O PIOR INIMIGO É AQUELE QUE VOCÊ NÃO VÊ!
Sem categoria

O PIOR INIMIGO É AQUELE QUE VOCÊ NÃO VÊ!

por Hyung Mo Sung

Quem já conviveu com alguém que, de início, aparentava ser carismático e culto, esbanjava espiritualidade mas que, ao longo da...

Leia maisDetails
REMÉDIO OU VENENO?

REMÉDIO OU VENENO?

Imóveis com até 80% de desconto? Leilão Santander traz oportunidades a partir de R$ 32 mil por todo o Brasil

Imóveis com até 80% de desconto? Leilão Santander traz oportunidades a partir de R$ 32 mil por todo o Brasil

Brasil capacita base municipal em gestão de meio ambiente

Brasil capacita base municipal em gestão de meio ambiente

S.I.N. anuncia Prof. Dr. Roberto Pessoa como presidente do seu Conselho Científico

S.I.N. anuncia Prof. Dr. Roberto Pessoa como presidente do seu Conselho Científico

Grupo Grão de Ouro conta com novo conselheiro consultivo

Grupo Grão de Ouro conta com novo conselheiro consultivo

Próximo
Apsen vence Lupa de Ouro com tratamento para TDAH

Apsen vence Lupa de Ouro com tratamento para TDAH

Estudantes de instituição pública da Ilha do Marajó-PA vencem competição nacional de inovação e se preparam para viagem aos EUA

Estudantes de instituição pública da Ilha do Marajó-PA vencem competição nacional de inovação e se preparam para viagem aos EUA

Mais da metade dos operadores de foodservice tiveram faturamento maior em 2024

Mais da metade dos operadores de foodservice tiveram faturamento maior em 2024

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.