• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sábado, 13 dezembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Self-checkout ganha força no Brasil

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
23/06/2025
em Mercado
A A
Divulgação

Divulgação

LEIA TAMBÉM

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi

Telefônica compra CyberCo Brasil por R$ 212 milhões

A tecnologia de self-checkout deixou de ser um recurso restrito a grandes redes e se tornou uma realidade acessível para diversos modelos de varejo. De acordo com a Grand View Research, o mercado global de sistemas de autoatendimento deve atingir US$ 10,49 bilhões até 2030, crescendo a uma taxa anual de 13,6% entre 2025 e 2030. Já o relatório da Global Market Insight prevê um crescimento médio de 11% ao ano até 2027, com movimentação superior a US$ 6,5 bilhões.

No Brasil, a adesão dos consumidores é clara: sete em cada dez brasileiros já preferem concluir suas compras por meio de self-checkout, segundo levantamento da Associação Paulista de Supermercados (APAS) em 2024. A tendência é impulsionada pela busca por agilidade, autonomia e menor contato físico, especialmente após a pandemia.

Para Eduardo Córdova, CEO da market4u, maior rede de mercados autônomos que opera em condomínios residenciais e comerciais, esse comportamento revela uma mudança estrutural no varejo: “O consumidor de hoje quer liberdade. Quando oferecemos a ele autonomia para comprar no próprio ritmo, com segurança e praticidade, entregamos valor real. E isso se traduz em fidelização”, afirma.

Com base em sua experiência à frente da rede market4u, Eduardo Córdova aponta cinco motivos estratégicos para que varejistas apostem no self-checkout como ferramenta essencial de modernização. O primeiro deles é a redução de filas e maior fluidez no atendimento: ao permitir que o próprio consumidor finalize a compra, o varejo elimina o tempo de espera, um dos principais atritos da jornada do cliente, e melhora a percepção de conveniência. Em segundo lugar, destaca-se a redução de custos operacionais. O autoatendimento não tem como foco a eliminação de postos de trabalho, mas sim o redirecionamento de equipes para funções mais estratégicas, como atendimento qualificado e reposição de produtos.

Outro benefício é o aumento da autonomia e satisfação do cliente, já que conduzir o processo de compra de forma independente fortalece o sentimento de controle e vínculo com a marca. A segurança também é reforçada, com o uso de tecnologias de monitoramento remoto, inteligência antifraude e transparência nas transações.

Por fim, o self-checkout se integra facilmente a soluções digitais e canais diversos, abrindo caminho para uma estratégia omnichannel. No caso do market4u, por exemplo, o aplicativo conecta o consumidor a funcionalidades como carteira digital, marketplace, promoções e até uma rede social interna dos condomínios — mostrando que a experiência de compra pode ir muito além da simples transação.

Tags: EmpresasMarketMercadoNegóciosSelf-checkout
Anterior

XP aumenta em 32% o retorno de mídia com adoção de marketing orientado por IA

Próximo

Geração Z lidera movimento por maior valorização financeira

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve aprovar ainda nesta semana a fusão entre a Petz e a Cobasi
Mercado

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi

por João Pedro Camargo Corenciuc

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (10) a compra da Cobasi pela Petz, operação que resultará...

Leia maisDetails
Telefônica compra CyberCo Brasil por R$ 212 milhões

Telefônica compra CyberCo Brasil por R$ 212 milhões

Daycoval entra no mercado de consórcios em parceria com a Rodobens

Daycoval entra no mercado de consórcios em parceria com a Rodobens

SpaceX prepara IPO para 2026 e mira captação superior a US$ 25 bilhões

SpaceX prepara IPO para 2026 e mira captação superior a US$ 25 bilhões

Ações da Gol Disparam Após Aprovação de Plano de Reestruturação nos EUA

Controladora da Gol protocola prospecto preliminar para IPO nos EUA

a Vibra Energia segue sob a liderança de Ernesto Pousada, que assumiu a presidência da companhia em fevereiro de 2023.

Vibra assina contrato para venda de totalidade de participação na Evolua Etanol

Próximo
Geração Z domina 83% das buscas no Google e desafia marcas a repensarem suas estratégias digitais

Geração Z lidera movimento por maior valorização financeira

Conselhos científicos tornam empresas até 2x mais inovadoras, aponta estudo

Conselhos científicos tornam empresas até 2x mais inovadoras, aponta estudo

O PIOR INIMIGO É AQUELE QUE VOCÊ NÃO VÊ!

O PIOR INIMIGO É AQUELE QUE VOCÊ NÃO VÊ!

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.