• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
segunda-feira, 19 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Semana do Cliente inicia período positivo para o varejo brasileiro, explicam especialistas

Seguida pela Black Friday e Natal, data começa período de intensas vendas para o setor

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
13/09/2024
em Mercado
A A
reprodução

reprodução

LEIA TAMBÉM

Anatel e Ancine firmam acordo histórico para ampliar combate à pirataria digital

Ambev e ABI têm 8 das 10 marcas de cerveja mais valiosas do mundo

O varejo brasileiro apresenta sinais de recuperação, impulsionado pela retomada da confiança do consumidor e pela integração crescente de tecnologias avançadas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB brasileiro cresceu 3,3% no segundo trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, alcançando o segundo maior crescimento do PIB mundial. Além disso, em pesquisa divulgada pelo IBGE em setembro deste ano, as vendas no varejo cresceram 0,6% em julho. Especialistas da Horizon Pay afirmam que, com a proximidade da Semana do Cliente, a expectativa é otimista.  

“O varejo deve, como faz todos os anos, realizar campanhas exclusivas para essa data, e o comércio internacional (cross-border) agora está sendo taxado, o que fortalece as vendas no mercado local”, afirma Glauco Soares Filho, diretor de negócios da Horizon Pay e cofundador da RPE. Com a inadimplência ainda elevada, os consumidores estão priorizando a reestruturação financeira, focando no pagamento e renegociação de dívidas. Isso também faz parte da agenda do varejo, que se beneficia desse movimento. “Isso provavelmente resultará em um quarto trimestre melhor. Quando o varejista enfrenta menos inadimplência e o consumidor renegocia suas dívidas, ambos ganham: o consumidor aumenta sua capacidade de compra e o varejista tem mais flexibilidade para oferecer crédito. Isso cria expectativas de um quarto trimestre mais forte e equilibrado”. 

Segundo dados da Nuvemshop, pequenas e médias empresas digitais alcançaram um faturamento de R$ 72,5 milhões na primeira quinzena de setembro de 2023, um crescimento de 21,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os principais segmentos de vendas foram moda, com R$ 26 milhões, seguido por saúde e beleza, com R$ 6,5 milhões, e acessórios, que registrou R$ 5 milhões em faturamento. De acordo com a pesquisa do IBGE, o setor de Tecidos, Vestuário e Calçados apresentou em julho deste ano alta de 5,2% no volume de vendas em relação ao mesmo mês do ano passado.    

“Apesar do inverno escasso e as condições climáticas adversas que o varejo de moda enfrentou ao longo de 2024, esse impacto já passou e foi absorvido pelo setor, então a tendência agora é de uma alta controlada. Existe uma expectativa positiva para as vendas neste segundo semestre. A espera para a Semana do Cliente deste ano é muito positiva, especialmente se olharmos para os números do ano passado. Estamos vendo um consumidor mais conectado, que busca por conveniência e boas ofertas, e o varejo está preparado para atender essa demanda. Se continuarmos nesse ritmo, o Dia do Cliente pode se tornar uma das principais datas de vendas no segundo semestre, impulsionando ainda mais o faturamento das empresas, especialmente no ambiente digital. O cenário é de otimismo controlado, mas com grandes chances de surpresas positivas”, explica Glauco. 

O digital está cada vez mais integrado às jornadas de compra no varejo. Por exemplo, transações que utilizam tecnologias de reconhecimento facial, como a biometria, estão em plena expansão. Caio Rogério Ribeiro, gerente executivo de Tecnologia da Horizon Pay, destacou a importância da tecnologia para otimizar as vendas, como o uso de inteligência artificial para personalizar ofertas. “A tecnologia está cada vez mais integrada ao varejo. Estamos vendo um movimento crescente de digitalização, o que é fundamental para atrair consumidores de forma mais eficiente”, afirmou. 

“Estamos nos aproximando das datas comemorativas mais importantes para o varejo: Black Friday e Natal. Nesse período, os varejistas têm a oportunidade de utilizar a tecnologia combinada com análise de dados e estratégias para aumentar a rentabilidade dos clientes. A tecnologia é fundamental nesse processo, permitindo que se identifiquem clientes, entendam seus comportamentos e avaliem seu potencial de compra e crédito. Utilizar ferramentas como o marketing digital para atrair clientes de forma mais direcionada e utilizar novas tecnologias são estratégias eficazes que o varejo deve adotar”, explica Caio. 

Para os varejistas que desejam se preparar para as próximas datas comemorativas, Caio ressalta que ainda há tempo para implementar novas tecnologias. “Algumas tecnologias exigem um período de implementação mais longo, mas, sem dúvida, temos casos de sucesso em que a implementação foi concluída em um semestre, proporcionando uma experiência melhor para os clientes, tanto no digital quanto nas lojas físicas. Para aqueles que já possuem um parceiro de tecnologia, é essencial revisar o portfólio de produtos e, talvez, até analisar a concorrência. Já para os varejistas que ainda não têm um parceiro de tecnologia, recomendamos buscar um que atenda às suas necessidades”, conclui.

Tags: Semana do ClienteVarejo
Anterior

Cresce o empreendedorismo na terceira idade

Próximo

PEQUENOS SINAIS DE PODER!

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Anatel e Ancine firmam acordo histórico para ampliar combate à pirataria digital
Legislação

Anatel e Ancine firmam acordo histórico para ampliar combate à pirataria digital

por Thaïs Grandisoli

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) assinaram ontem, em 15 de maio, um...

Leia maisDetails
Ambev e ABI têm 8 das 10 marcas de cerveja mais valiosas do mundo

Ambev e ABI têm 8 das 10 marcas de cerveja mais valiosas do mundo

Fusão entre Cogna e Yduqs perde tração após resultados fracos e desalinhamento de valuation

Fusão entre Cogna e Yduqs perde tração após resultados fracos e desalinhamento de valuation

BNDES levanta R$ 250 milhões para financiar produtores rurais

BNDES capta R$ 4,4 bilhões com LCD no primeiro trimestre de 2025

Ibovespa mantém estabilidade e fecha em alta; dólar avança no contexto global

Ibovespa bate os 138 mil pontos pela 1ª vez

Turbi mira expansão após faturamento de R$ 271 milhões

Turbi mira expansão após faturamento de R$ 271 milhões

Próximo
PEQUENOS SINAIS DE PODER!

PEQUENOS SINAIS DE PODER!

Entenda os vieses inconscientes para a equidade de gênero no setor de climatização e ar-condicionado

Entenda os vieses inconscientes para a equidade de gênero no setor de climatização e ar-condicionado

CAMP Guarujá recebe doação de mais de 400 livros da série Histórias de Sucesso

CAMP Guarujá recebe doação de mais de 400 livros da série Histórias de Sucesso

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.