O Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS) informou na sexta-feira (14) ter registrado um prejuízo anual de US$ 9 bilhões, um valor ligeiramente inferior ao do ano fiscal anterior (US$ 9,5 bilhões). A agência, que acumula perdas que superam os US$ 100 bilhões desde 2007, apesar de ter recebido um auxílio financeiro de US$ 50 bilhões do Congresso em 2022, busca agora novas reformas administrativas e legislativas.
O novo diretor-geral dos Correios, David Steiner, destacou a necessidade de maior eficiência na agência de 635.000 funcionários e admitiu que o USPS ainda enfrenta um “desequilíbrio sistêmico significativo entre receita e custos anuais”. Para corrigir essa situação, Steiner afirmou que a agência precisa “explorar novas oportunidades de receita e mudanças nas políticas públicas para aprimorar nosso modelo de negócios”.
Como parte da estratégia para equilibrar as contas, o USPS propôs, também na sexta-feira, um aumento nos preços de diversos produtos, com exceção do serviço de primeira classe. Os reajustes propostos incluem 6,6% para o Priority Mail, 5,1% para o Priority Mail Express, 7,8% para o USPS Ground Advantage e 6% para o Parcel Select. A agência não reajustou o preço dos selos de primeira classe em setembro, após ter elevado o valor de 73 para 78 centavos este ano – um aumento de 46% desde 2019.
No campo legislativo, o USPS busca mudanças nas regras de financiamento dos benefícios de pensão para aposentados, diversificação dos ativos de pensão, aumento do teto legal da dívida e reforma da administração da indenização trabalhista.
O Serviço Postal tem sido alvo de atenção política. Em fevereiro, o então presidente Donald Trump criticou a agência como “um tremendo perdedor para este país” e considerou fundi-la com o Departamento de Comércio dos EUA.
Sob pressão da Casa Branca, o chefe anterior, Louis DeJoy, renunciou em março. DeJoy, que liderou esforços de reestruturação por quase cinco anos, conseguiu reduzir a previsão de perdas acumuladas em uma década de US$ 160 bilhões para US$ 80 bilhões.
A redução de custos tem sido uma prioridade. O USPS já reduziu seu quadro de pessoal em 10.000 trabalhadores este ano por meio de um programa de aposentadoria voluntária. Além disso, o volume de correspondências tradicionais caiu 5% nos 12 meses encerrados em 30 de setembro, atingindo o nível mais baixo desde 1967.







