Na segunda-feira, 25 de agosto, em São Paulo, a Indústria Brasileira de Alimentos (ABIA) lançou o Instituto ABIA de Meio Ambiente, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver projetos de impacto socioambiental e assegurar o cumprimento da legislação com foco na logística reversa de embalagens. A nova entidade surge também como um canal de diálogo entre empresas, autoridades governamentais e a sociedade, promovendo transparência e cooperação em benefício de um futuro melhor e mais sustentável.
Com sua criação, o Instituto estabeleceu metas claras e ambiciosas: reciclar 32% das embalagens colocadas no mercado pelas empresas associadas já no primeiro ciclo de atuação, com o compromisso de ampliar esse índice gradualmente até atingir 50% em 2040. Até o lançamento, 33 empresas já haviam aderido voluntariamente, incluindo algumas das maiores do setor de alimentos, demonstrando a relevância e a força da iniciativa.
A Prolata Reciclagem, entidade gestora para logística reversa de latas de aço, entra como parceira importante para o projeto, através da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), atuando diretamente nas embalagens de aço, operacionalizando todo o volume de aço colocado no mercado pela indústria de alimentos, aderente ao Instituto recém-formado.
O desempenho da Prolata na área já é expressivo e vem crescendo cada vez mais. Apenas no último ano, a entidade atingiu quase 82 mil toneladas de latas de aço recicladas. A parceria com o Instituto ABIA de Meio Ambiente traz a expectativa de ampliar ainda mais esses resultados, principalmente a estruturação da cadeia.
“Estamos muito felizes em unir esforços com a ABIA nesse projeto que representa um marco importante para o setor. Através da Prolata, assumimos a operação da cadeia de reciclagem do aço pós-consumo da indústria de alimentos, garantindo rastreabilidade, eficiência e impacto social positivo”, afirma Thais Fagury, presidente executiva da Prolata.
Junto com a ABIA, a entidade reafirma seu papel de liderança na logística reversa de embalagens de aço e reforça seu compromisso em apoiar projetos coletivos que unem indústria, sociedade, cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis e governo para acelerar transformações para a economia circular.
Criada em 2012, a Prolata Reciclagem é uma entidade gestora para logística reversa de latas de aço. A associação sem fins lucrativos é uma iniciativa da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas.
O Programa encontra-se ativo nas cinco regiões do Brasil e possui o objetivo de estimular a reciclagem de latas de aço no país, gerar estatísticas confiáveis a respeito, abrir um canal direto com os consumidores, fomentar centros de reciclagem e parcerias com cooperativas de catadores, assim como valorizar o preço da sucata de aço para embalagens. Além disso, também investe em plataformas de comunicação e na educação da sociedade sobre o tema.