Plataformas de comércio eletrônico de rápido crescimento, como a Temu, e sua concorrente Shein, estão expandindo sua atuação no mercado de brinquedos. Este movimento busca atrair consumidores americanos e europeus que buscam grandes promoções durante o fim da semana da Black Friday.
Tradicionalmente, essas plataformas, conhecidas por suas vendas através de aplicativos móveis, não eram vistas como destinos comuns para a compra de brinquedos e outros presentes natalinos. No entanto, a sua popularidade crescente tem atraído a atenção de reguladores e fabricantes de produtos de consumo nos EUA, que levantam preocupações sobre questões relacionadas com falsificações e transparência de propriedade intelectual.
Agora, ambas estão mirando uma fatia maior do mercado lucrativo global de brinquedos, um segmento que impulsionou significativamente as vendas dos varejistas durante a temporada de festas. Em 2023, o mercado global de brinquedos movimentou US$ 108,7 bilhões, segundo dados da empresa de pesquisa de mercado Circana.
Na Shein, que se tornou popular vendendo camisetas de US$ 5 e suéteres de US$ 10, os brinquedos são uma das categorias de crescimento mais rápido, disse um porta-voz do site. Os brinquedos têm visto um crescimento percentual de dois dígitos no volume de vendas nas plataformas da Shein ano a ano, disse o porta-voz.
Shein e Temu atraem cada vez mais compradores que ganham menos de US$ 50.000 por ano, que foram pressionados por um aumento nos preços ao consumidor desde 2021. Mais compradores de baixa renda estão fazendo compras online para encontrar pechinchas, de acordo com dados de cartão de crédito do Bank of America antes da temporada de compras de fim de ano.
É certo que os principais varejistas de produtos de massa, como Amazon, Walmart e Target, continuem a ser os principais destinos para compradores de brinquedos. Juntos, essas gigantes do varejo representam quase 70% das vendas de brinquedos nos Estados Unidos, de acordo com Linda Bolton Weiser, analista de pesquisa da DA Davidson.
Ainda assim, a parcela de compradores de fim de ano dos EUA que planejam comprar presentes no Temu este ano é de 13%, acima dos 9% do ano passado, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Kantar. Além disso, os gastos com cartão de crédito nos EUA em ambos os sites este mês aumentaram em comparação a 2023, de acordo com a empresa de dados Facteus.