A Siemens anunciou nesta segunda-feira que planeja desmembrar seus negócios de recarga de veículos elétricos, a Siemens eMobility, e combiná-los com a recém-adquirida Heliox, especialista em soluções de carregamento rápido DC.
O setor de carregamento de veículos elétricos tem experimentado um rápido crescimento e consolidação na Europa, América do Norte e Ásia, com muitas empresas de recarga sendo adquiridas por grandes companhias de energia, incluindo as petrolíferas Shell e BP, desde 2017.
A Heliox, que se concentra em carregadores para frotas de ônibus e caminhões elétricos, enfrenta concorrência de empresas como ABB, Vattenfall e ChargePoint. A aquisição da empresa holandesa Heliox tem como objetivo ampliar o alcance da Siemens no mercado, especialmente na Europa e na América do Norte.
A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. No ano fiscal de 2023, encerrado em 30 de setembro de 2023, o Grupo Siemens gerou receita de € 77,8 bilhões e lucro líquido de € 8,5 bilhões.