A Simpress, empresa pioneira e líder em outsourcing de equipamentos de TI (como notebooks, smartphones e impressoras), inaugurou neste mês um hub logístico em Recife (PE). O objetivo da companhia é promover uma descentralização da operação e, assim, agilizar trocas e manutenções de dispositivos na região. Com a estrutura local, a maior parte dos chamados técnicos passa a ser resolvida com agilidade inédita na região, reduzindo drasticamente o tempo de resposta para clientes locais.
Com a inauguração do hub em Recife, a Simpress amplia sua rede de centros de distribuição regionais. A empresa também conta com espaços em Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Itajaí (SC), Serra (ES) e Brasília (DF). Além disso, a empresa inaugura uma unidade logística em Salvador (BA) neste mês, completando 8 hubs distribuídos por cidades de relevância estratégica em sua operação. A meta até o fim do ano são 10 hubs em atividade. Com os novos espaços, a Simpress garante que os dispositivos – como notebooks, desktops, tablets, impressoras, smartphones e coletores de dados – estejam disponíveis mais rapidamente para mais clientes em todo o país.
O projeto de ampliação logística da Simpress inclui a operação de mais de 50 micro-hubs em capitais e cidades menores onde a Simpress tem operações importantes, viabilizando entregas e soluções técnicas em horas após o pedido. Por questões estratégicas, a empresa não revela as localizações dos micro-hubs.
Nos últimos anos, à medida que a empresa crescia de forma acelerada, multiplicando seu faturamento e o número de equipamentos alocados em seus clientes, a Simpress desenhou um projeto de descentralização da sua operação logística que ganha força com a inauguração dos hubs e micro-hubs.
Recife tem se destacado como polo de inovação no Brasil. Em 2025, o Porto Digital registrou aumento de 18% no número de empresas de tecnologia, fortalecendo a vocação da cidade como epicentro tecnológico do Nordeste.
“O avanço do setor de tecnologia em Recife impulsiona a demanda por soluções modernas e eficientes. Estamos aqui para responder com velocidade e excelência, permitindo que nossos clientes foquem no que realmente importa: seus negócios”, afirma Fernando Danesi, diretor comercial da Simpress.
“O Nordeste representa um mercado estratégico para a Simpress, e Recife, com seu ecossistema de inovação, é um ponto central em nossa estratégia de expansão. Com esse hub, conseguimos atender com ainda mais agilidade os clientes de todo o estado e regiões próximas, reforçando nosso compromisso com a excelência no serviço”, explica Carlos Pulici, vice-presidente de Operações da empresa.
A companhia também implementa inteligência artificial no planejamento de estoques, assegurando que os hubs e micro-hubs estejam sempre preparados para atender a demanda local. A IA permite balancear estoques de forma automática, sem intervenção manual, otimizando a reposição e evitando excessos ou faltas.
A Simpress tem mais de 760 mil dispositivos alocados em companhias em todo o Brasil. Em muitos casos, os equipamentos da Simpress são usados em operações críticas, em que um dispositivo parado pode impactar nas vendas, no atendimento de pacientes ou na continuidade dos negócios. A empresa faz uma entrega de dispositivo a cada 12 segundos, o que totaliza cerca de 3 mil entregas por dia, 60 mil por mês e mais de 700 mil por ano, para clientes em todo o país. Quando são consideradas todas as movimentações (recebimento, envio, transferência e retirada), esse número sobe para 2,5 milhões por ano – entre novos equipamentos, insumos, peças para manutenção etc.
Atualmente a empresa atende às demandas de outsourcing de mais de 4,2 mil dos 5,5 mil municípios brasileiros, o que representa 75% das cidades e 95% da população do país. A Simpress utiliza diferentes modais de transporte – avião, navio, carro, moto e ônibus –, com frota própria (parte dela elétrica) e terceirizada, além de parceiros logísticos, para garantir entregas rápidas e eficientes e se adaptar às necessidades específicas de cada região. A implantação de hubs e micro-hubs ampliará essa cobertura, além de aumentar a capacidade de resposta da Simpress, minimizar o tempo de transporte e reduzir a emissão de carbono, alinhando-se às metas de sustentabilidade.