A Simpress, empresa pioneira e líder em outsourcing (venda, locação e gestão) de equipamentos de TI (PCs, notebooks, tablets, smartphones, coletores de dados e impressoras) no país, investe em um programa completo de cuidados com a saúde mental dos colaboradores, adequado à nova legislação brasileira que exige atenção a riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Com a entrada em vigor da lei em 26 de maio, que determina a inclusão dos riscos à saúde mental no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) das empresas, a Simpress formalizou práticas adotadas desde 2022.
A empresa estruturou seu programa em três vertentes: saúde física, saúde emocional e saúde financeira. “Muitas empresas estão se movimentando agora para atender à legislação, mas esse é um tema que já tratamos com seriedade desde 2022. Nosso programa é resultado de um trabalho contínuo que considera a saúde de forma holística, reconhecendo que a saúde financeira, por exemplo, pode impactar a saúde mental e até a física”, afirma Daniela Santos, diretora de RH da Simpress.
Entre as principais iniciativas, a companhia conta com plano de saúde abrangente, programa com soluções específicas para saúde mental, parceiro focado no acompanhamento psicológico e psiquiátrico, acompanhamento de pessoas com doenças crônicas e de gestantes, equipe médica interna preparada para atender e acolher casos críticos, ginástica laboral, programa de nutrição e educação sobre o tema.
Um diferencial do projeto é a preparação intensiva dos gestores. “Nosso Programa de Desenvolvimento da Liderança traz elementos que ajudam a criar um ambiente psicologicamente seguro. Todo gestor passa obrigatoriamente por um treinamento anual sobre aspectos de saúde mental”, diz Daniela. Além disso, há também treinamento opcional para os profissionais sem cargo de liderança “Acreditamos que todos podem contribuir para esse ambiente psicologicamente seguro. Dar ferramentas e ensinar como cada um pode cuidar da sua saúde é um ponto muito importante para nós e para os mais de dois mil colaboradores”, completa Daniela.
Dados do setor indicam que problemas de saúde mental afetam cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros, segundo levantamento da Associação Brasileira de Psiquiatria, e são responsáveis por aproximadamente 40% dos afastamentos de longo prazo. A nova legislação surge como resposta a esse cenário, exigindo que as empresas desenvolvam práticas preventivas e de acompanhamento.
A Simpress monitora os resultados de suas iniciativas há seis anos por meio da metodologia Great Place to Work (GPTW), e recentemente implementou uma pesquisa adicional específica sobre saúde mental para atender os requisitos da nova legislação. “Mensuramos e acompanhamos esse assunto continuamente. A busca crescente por nossos programas de apoio é vista positivamente, pois indica que as pessoas estão se sentindo seguras para procurar ajuda”, ressalta a diretora.
A empresa também conta com um squad de Saúde e Bem-Estar, grupo formado pelos próprios colaboradores que propõe ações relacionadas ao tema. “É uma forma de garantir que estamos ouvindo nosso time e desenvolvendo ações que façam sentido para eles”, comenta Daniela.
A empresa oferece acolhimento via ambulatório médico interno e por meio de parceiros. Há ainda um canal de denúncias, chamado Integrity, para situações de assédio ou outras ocorrências geradas no ambiente profissional.
A nova legislação de saúde mental no trabalho representa um marco importante na evolução das relações trabalhistas no Brasil, reconhecendo oficialmente o impacto dos riscos psicossociais na produtividade e bem-estar dos profissionais. “Mais do que uma exigência legal, cuidar da saúde mental é um compromisso com o presente e o futuro do trabalho. Para a Simpress, investir em bem-estar é investir em pessoas e são elas que movem os nossos resultados”, finaliza Daniela.