A Simpress, empresa pioneira e líder em outsourcing (venda, locação e gestão) de equipamentos de TI e líder do setor no país, registrou receita bruta total de 890 milhões de reais no primeiro semestre de 2025, com um crescimento de 12% em seu core business – oferta de hardware as a service – em relação ao mesmo período do ano anterior. O valor de quase 900 milhões é superior à receita da empresa em todo o ano de 2020. Já o número de dispositivos sob gestão da Simpress teve alta de 27% e alcançou a marca de 760 mil aparelhos, entre notebooks, smartphones, impressoras, coletores de dados, desktops, impressoras térmicas e tablets. No fim de 2019, eram menos de 200 mil devices. Em 2022, 400 mil.
O crescimento acelerado da Simpress, que mais do que dobrou sua receita nos últimos quatro anos, tem algumas explicações. A principal delas tem a ver com a muito bem-sucedida ampliação da oferta de soluções por parte da empresa. Lançado pouco antes do início da pandemia, o outsourcing de PCs e notebooks foi neste primeiro semestre do ano o principal motor de crescimento da empresa, que nasceu focada no outsourcing de impressoras. A Simpress já soma mais de 300 mil equipamentos instalados, com crescimento de 39% no período.
“Esse movimento reflete um cenário de aceleração digital, que abrange saúde, educação, governo, logística e varejo, com a adoção de tecnologias avançadas e a reformulação de processos, impulsionados, por exemplo, por inteligência artificial ou tecnologia em nuvem. Nesse contexto, o outsourcing emerge como um aliado estratégico, otimizando a gestão de TI e o suporte para o trabalho de colaboradores com ajuda de tecnologias de ponta, tanto no setor privado quanto no público. Cada vez mais empresas e órgãos públicos reconhecem que o modelo proporciona maior flexibilidade e produtividade, além de permitir uma adaptação mais ágil às mudanças de mercado e às novas demandas tecnológicas”, afirma Vittorio Danesi, CEO da Simpress.
O avanço tecnológico desempenha um papel central nesse contexto. Novos processadores, a expansão do uso de cloud computing e multicloud e a integração da inteligência artificial (IA) estão transformando o mercado. Outro ponto relevante é a necessidade de atualização do parque tecnológico. Em outubro de 2025, o Windows 10 deixará de receber atualizações de segurança da Microsoft. Isso significa que milhões de PCs no mercado B2B brasileiro, precisarão ser substituídos. A falta de atualização representa riscos significativos inclusive para a proteção de dados.
Outra vantagem do outsourcing de PCs e notebooks é que em vez de demandar altos investimentos iniciais na aquisição de equipamentos (capex), o cliente paga pela contratação do uso do dispositivo como serviço (opex), melhorando o fluxo de caixa e permitindo maior controle financeiro. Além disso, libera as equipes de TI para focar em atividades mais estratégicas.
Por fim, mas não menos importante, a Simpress é a primeira empresa no seu segmento a oferecer a neutralização do carbono emitido pelo consumo de energia elétrica dos equipamentos utilizados pelos seus clientes. A meta da companhia é, até 2030, estar com 100% da base instalada neutralizada. Além da compensação de carbono, o modelo de outsourcing oferecido pela Simpress cuida do descarte correto dos dispositivos, incentiva a economia circular e reduz a aquisição desnecessária de novos equipamentos.
Além da frente de PCs e notebooks, também em 2019, a Simpress lançou a oferta de outsourcing de tablets, smartphones e de equipamentos de automação (que inclui impressoras térmicas e coletores de dados, muito usados em hospitais, laboratórios e grandes centros de distribuição de varejistas e e-commerces). As novas frentes de negócio já representam atualmente mais de 55% da receita, contra 3% antes da pandemia e 15% durante a pandemia, cumprindo a expectativa de chegar no final de 2025 em um equilíbrio de impressão e os novos pilares.
“Mesmo com todos os desafios econômicos neste primeiro semestre, a Simpress apresentou um desempenho sólido, o que mostra que estamos no caminho certo. Cada vez mais empresas e governos têm entendido que não faz sentido, inclusive financeiramente, comprar um computador ou notebook e precisar cuidar dele ao longo do tempo. As vantagens do outsourcing são tantas que, a partir do momento que um cliente adere a esse modelo, não volta atrás”, afirma Danesi. “2025 é definitivamente o ano em que o outsourcing deixará de ser visto apenas como uma opção e passará a ser entendido como uma solução indispensável no cenário atual e nos anos que virão”.
Atualmente a Simpress atende às demandas de outsourcing de mais de 4,2 mil dos 5,5 mil municípios brasileiros, o que representa 75% das cidades e 95% da população do país. A empresa utiliza diferentes modais de transporte – avião, navio, carro, moto e ônibus –, com frota própria (parte dela elétrica) e terceirizada, além de parceiros logísticos, para garantir entregas rápidas e eficientes e se adaptar às necessidades específicas de cada região. Entre os clientes da Simpress estão nomes como Alcoa, Cobasi, Yamaha, Mackenzie, Polenghi, Hermes Pardini, Harald e Havan.
Em muitos casos, os equipamentos da Simpress são usados em operações críticas, em que um dispositivo parado pode impactar nas vendas, no atendimento de pacientes ou na continuidade dos negócios. A companhia realiza uma entrega de dispositivo a cada 12 segundos, o que totaliza cerca de 3 mil entregas por dia, 60 mil por mês e mais de 700 mil por ano. Quando são consideradas todas as movimentações (recebimento, envio, transferência e retirada), esse número sobe para 2,5 milhões por ano – entre novos equipamentos, insumos, peças para manutenção, etc.
A solução de outsourcing da Simpress vai além da locação e oferece gestão completa e entrega de dispositivos personalizados e prontos para uso, incluindo suporte contínuo e monitoramento para garantir o desempenho ideal dos equipamentos. Em casos de quebra ou furto, a reposição é rápida, minimizando impactos para o cliente. A empresa se destaca pelo atendimento em todo o Brasil, com SLA agressivo e soluções abrangentes que integram múltiplos serviços. Além disso, a segurança é priorizada para garantir uma gestão eficiente e proteger o parque de dispositivos.
Como parte deste compromisso com a eficiência e sustentabilidade, a Simpress mantém o laboratório do Simpress Service Center em Santana de Parnaíba (SP). Neste espaço, uma equipe especializada trabalha na manutenção e revitalização de cerca de 3.500 mil equipamentos mensalmente. Os dispositivos que retornam após o uso por um cliente passam por um rigoroso processo de revisão completa e são preparados para serem utilizados por outros clientes em novos contratos. Este sistema não apenas otimiza recursos, mas também contribui significativamente para a economia circular e a redução do impacto ambiental, alinhando-se com as práticas sustentáveis adotadas pela empresa.
“Vemos um cenário muito promissor à frente e estamos confiantes de que temos a melhor proposta de valor do mercado”, afirma Danesi. “Fizemos muito ao longo dos nossos 24 anos de história, mas temos a certeza de que estamos apenas arranhando a superfície de um mercado endereçável muito maior.”