Skeelo é a primeira empresa brasileira de livros digitais a conquistar o selo B Corp

Skeelo é a primeira empresa de livros digitais a conquistar a certificação Divulgação/Skeelo

O Skeelo, maior plataforma de livros digitais e audiobooks do Brasil, conquistou o selo B Corp (Sistema B), uma certificação global que atesta as principais empresas que equilibram propósito e lucro, comprometendo-se com os mais altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade. Com uma pontuação de 95.3 pontos, acima dos 80 pontos necessários, o Skeelo se posiciona como a primeira empresa de livros digitais no Brasil a alcançar este marco, e se coloca ao lado gigantes de outros setores, como Natura, Arezzo, Danone, FARM, Hering e Nespresso.

A certificação B Corp valida a agenda sólida de governança e sustentabilidade da empresa, iniciada em 2022. “O Skeelo nasceu com o compromisso de fomentar a promoção da cultura no Brasil por meio do acesso aos livros digitais. Esta conquista ressalta a solidez da nossa gestão estratégica, a robustez de toda a operação e a priorização de uma governança corporativa que se alinha com as melhores práticas de mercado. Este é um importante marco sobre o compromisso sério e tangível que o Skeelo possui com a sustentabilidade e o impacto positivo do negócio e transformador que almejamos para toda a sociedade brasileira”, ressalta Rodrigo Meinberg, CEO e co-fundador do Skeelo.

O processo de certificação, que é realizado pelo Sistema B, durou dois anos e envolveu a avaliação de diversas áreas, processos e práticas já existentes. Entre os principais critérios,  foram destaque da empresa as iniciativas de sustentabilidade e saúde financeira, relação com a comunidade, clientes e fornecedores, bem-estar e remuneração, diversidade e inclusão, ações sociais e impacto ambiental. 

“Essa conquista valida nossa crença de que um negócio pode, e deve, ser uma força para o bem.” afirma Rafael Lunes, Vice-Presidente Executivo e co-fundador do Skeelo. “Estamos orgulhosos de ser a primeira empresa de livros digitais a alcançar este marco no Brasil, reforçando nosso compromisso inabalável com a democratização do acesso à leitura. O Selo B não é apenas uma certificação; é a materialização da nossa missão de impactar positivamente a comunidade, nossos colaboradores e o meio ambiente, provando que é possível unir propósito e performance.”

Em 2024, a plataforma superou 2 milhões de usuários mensais e registrou mais de 286 milhões de minutos de leitura consumidos. Em constante crescimento, em 2024 adquiriu o Skoob, a maior rede social de leitores do país. Sua relevância no setor foi reconhecida pela Forbes, que destacou o Skeelo como uma das 20 startups em ascensão em 2023, e pelo LinkedIn, que o elegeu TOP startup por dois anos consecutivos. A empresa atua como um benefício oferecido em planos de mais de 200 grandes marcas (como Vivo, Claro, UOL e Sem Parar), facilitando o acesso à leitura para milhões de pessoas.

Sair da versão mobile