A Soneda A Casa da Beleza, celebra os resultados da parceria com a Reciclo Beleza, que viabilizou a coleta e destinação correta de cerca de 1,3 mil kg de resíduos de cosméticos — o equivalente a mais de 1,3 tonelada — e mais de 9 mil embalagens pós-consumo de produtos de beleza, perfumaria e bem-estar somente em 2025. A arrecadação foi efetuada a partir de três pontos de coleta instalados em lojas da rede na Avenida Paulista e Rua Augusta, na capital, e Shopping Iguatemi, em Campinas, no interior paulista.
A iniciativa fortalece a logística reversa e impede que milhares de embalagens tenham como destino o lixo comum ou os aterros sanitários, promovendo reciclagem com rastreabilidade, impacto social e ambiental positivo. “Seguimos firmes na missão de transformar consumo em consciência e impacto positivo em ação. A parceria com a Reciclo Beleza reforça nosso papel como agente ativo na construção de um futuro mais sustentável”, destaca Minoru Kamachi, CEO da Soneda A Casa da Beleza.
Das mais de 9 mil embalagens recolhidas, 4 mil delas foram entregues na Soneda da Paulista. Outros 3,8 mil foram coletadas na Augusta e o restante em Campinas. Todas as embalagens passaram pela rastreabilidade da DinDin Verde – Gestão de Embalagens Inteligentes, em parceria com a Reciclo Beleza, e foram encaminhadas para reciclagem por meio da Rede de Reciclagem Empreendedora, fortalecendo cooperativas e associações de catadores. Os resíduos provenientes da Reciclo Beleza são destinados a 11 cooperativas parceiras locais e outras 22 cooperativas parceiras em todo o Brasil.
O mercado brasileiro de beleza e cosméticos está entre os maiores do mundo e gera um volume expressivo de embalagens plásticas, metálicas e de vidro. No entanto, estima-se que apenas 5% a 20% dos resíduos sólidos urbanos gerados no país sejam reciclados, dentro de um total aproximado de 80 milhões de toneladas anuais. Nesse contexto, iniciativas estruturadas de logística reversa tornam-se essenciais para ampliar a circularidade dos materiais, reduzir impactos ambientais e atender às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Ao atuar em parceria com a Reciclo Beleza, a Soneda fortalece uma cadeia que conecta consumidores, varejo, sistemas de rastreabilidade e cooperativas de reciclagem, transformando embalagens pós-consumo em insumos produtivos e gerando impacto social positivo. “Não podemos pensar somente em vender produtos, mas também fazer parte de toda a cadeia no descarte deles também. Acho que todos nós podemos contribuir e o mundo agradece”, afirma Kamachi.









