A Sonhagro, rede de franquias especializada em crédito rural, está dobrando a aposta no potencial do agronegócio brasileiro. Após intermediar R$ 6,7 bilhões em 2024, sendo R$ 3,4 bilhões destinados diretamente a produtores rurais, a empresa projeta viabilizar R$ 15 bilhões apenas no agro em 2025, com a perspectiva de ultrapassar R$ 30 bilhões ao incluir produtos financeiros como consórcios, seguros e financiamentos diversos.
Fundada em 2013, a rede atua como correspondente bancário e consultoria especializada, conectando agricultores a linhas de crédito oferecidas por grandes bancos e cooperativas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Sicredi. “Nosso trabalho é ajudar o produtor a acessar o crédito certo, com todas as exigências bancárias cumpridas”, resume Romário Alves, CEO e fundador da Sonhagro.
Hoje com 110 unidades distribuídas em 25 estados brasileiros, a marca tem avançado na consolidação de sua presença física, com prioridade para modelos de franquias com sede estruturada, que vão desde salas comerciais a espaços maiores, com investimento inicial entre R$ 47 mil e R$ 95 mil.
Ao longo dos últimos anos, a Sonhagro ampliou seu portfólio de produtos para além do crédito rural. A rede passou a oferecer consórcios, seguros, crédito consignado, financiamento de veículos e crédito imobiliário, além de estruturar soluções específicas para cadeias produtivas como café, soja e milho. Apenas em 2024, foram viabilizadas 5 mil operações agrícolas, aproximando pequenos e médios produtores dos financiamentos que antes pareciam inacessíveis.
O próximo passo da Sonhagro é se transformar em uma fintech com plataforma digital própria e lançar um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) para estruturar novas soluções de financiamento e antecipação de recursos para o setor produtivo. A movimentação sinaliza um novo ciclo de inovação e acesso ao crédito no campo.
Segundo Romário, a digitalização será essencial para escalar o impacto da rede, mas sem abrir mão da presença conquistada com as unidades físicas. “A força da Sonhagro está em quem entende o agro, fala a língua do produtor e conhece as especificidades de cada região. A tecnologia vem para potencializar isso”, explica o fundador.
A estratégia de expansão da empresa está ancorada em três pilares: escala via franquias, digitalização de processos e diversificação de produtos financeiros. Com esse tripé, a empresa se posiciona como uma das protagonistas na construção de um ecossistema de crédito mais eficiente, acessível e integrado ao novo perfil do agronegócio brasileiro.