SP lidera impacto positivo no setor de serviços no 1º trimestre de 2025

O estado de São Paulo teve o maior impacto positivo entre todas as unidades da Federação no volume de serviços prestados no Brasil no 1º trimestre de 2025. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços teve alta de 2,4% no país em relação ao mesmo período de 2024. Já São Paulo, com taxa positiva de 3,5%, exerceu a maior influência sobre o resultado nacional.

Dados recentes revelam que São Paulo é responsável por 47,88% do volume total de serviços prestados no Brasil. Em comparação com março de 2024, o estado apresentou a contribuição positiva mais significativa, com um aumento de 2%, superando a média nacional de 1,9% no mesmo período. No acumulado dos últimos 12 meses, enquanto o país registrou uma alta de 3%, São Paulo ficou acima da média, com uma variação de 4,7%.

Segundo o IBGE, o setor de informação e comunicação teve um impacto considerável no desempenho do setor de serviços no primeiro trimestre. Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento nas receitas de empresas que atuam em áreas como portais e provedores de conteúdo na internet, desenvolvimento e licenciamento de softwares, telecomunicações, desenvolvimento de programas de computador sob encomenda, consultoria em tecnologia da informação e tratamento de dados e hospedagem na internet.

Outros setores que contribuíram para o avanço foram os de serviços profissionais, administrativos e complementares, transportes, serviços auxiliares aos transportes e serviços prestados às famílias. Esse crescimento é explicado, principalmente, pelas receitas de empresas de agenciamento de publicidade, intermediação de negócios por aplicativos e plataformas de e-commerce, consultoria em gestão empresarial, organização de eventos, serviços de limpeza, serviços de reservas de hospedagens, transporte aéreo de passageiros, logística de cargas, gestão portuária e armazenagem, além de restaurantes e serviços de bufê.

As empresas mais inovadoras e com maior receita estão localizadas em São Paulo, especialmente nos segmentos de tecnologia da informação, publicidade em mídias sociais, administração de programas de fidelidade e intermediação de negócios por aplicativos e plataformas de e-commerce.

Na análise específica do desempenho das atividades turísticas, São Paulo apresentou o maior impacto positivo no resultado nacional do primeiro trimestre, com um crescimento de 5,1%. A média nacional foi de 5,4%, impulsionada pelo aumento nas receitas de empresas de transporte aéreo de passageiros, restaurantes e serviços de reservas de hospedagens.

Em relação a março de 2024, o estado de São Paulo registrou um crescimento de 3,6%, o segundo maior impacto entre as unidades da Federação, enquanto a variação no país foi de 5,8%.

Na comparação entre março e fevereiro de 2025, São Paulo obteve o segundo melhor desempenho do país, com uma alta de 0,5%. A média nacional no mesmo período foi negativa, com uma retração de 0,2%.

Sair da versão mobile