A Black Friday, evento importado dos Estados Unidos, se destaca por grandes ofertas de descontos em uma ampla variedade de setores de varejo. Realizado oficialmente na última sexta-feira de novembro, data seguinte ao feriado de Ação de Graças, quando muitas famílias norte-americanas se reúnem para celebrar.
No Brasil, a Black Friday 2023 surpreendeu negativamente o mercado varejista online e apresentou queda de 2,4%, em relação ao mesmo período de 2022, com R$ 8,52 bilhões em vendas. “Em 2023, na Black Friday a Speedo Multisport faturou 60% a mais no e-commerce que em 2022”, comenta Roberto Jalonetsky, CEO da Speedo Multisport.
Segundo pesquisa recente, 69% dos consumidores brasileiros aguardam promoções de uma marca específica, 35% buscam preços atraentes como principal diferencial e 44,8% pretendem comprar através de e-commerce.
“Esses dados mostram que as pessoas já se programaram para esta data e já sabem o produto e marca que desejam. Isso traz uma vantagem para as empresas que já estão consolidadas no mercado. Em esportes aquáticos, por exemplo, nós temos mais de 80% de share e sabemos que parte do nosso público espera chegar o mês de novembro para experimentar novas categorias de produtos que eles usarão no verão, como, por exemplo, confecção”, comenta Jalonetsky.
Este ano, o interesse aumentou em 5 pontos percentuais em comparação a 2023, conforme revela o levantamento mais recente e, cerca de 85% dos consumidores, já estão se preparando para aproveitar as ofertas da próxima Black Friday, que será em 29 de novembro.
A expectativa da Speedo Multisport, para este ano, é aumentar em 45% o faturamento em relação ao mesmo período de 2023. “Esperamos um crescimento significativo no engajamento dos consumidores, especialmente pelo aumento de interesse que temos coletado nos últimos levantamentos. Na Speedo Multisport, preparamos um portfólio diversificado de ofertas estratégicas para atrair esse público que já está planejando suas compras”, finaliza Jalonetsky.