O que começou como amizade nas arquibancadas se transformou em um negócio promissor. Os cariocas Lucas Arruda e Miguel Tápias, apaixonados pelo Botafogo e já parceiros de trabalho, identificaram no estádio uma oportunidade: criar uma solução capaz de resolver dores importantes do ecossistema esportivo. Assim nasceu o Arquiba, aplicativo de engajamento que aprofunda a relação entre fã e futebol, funcionando como uma rede social interativa. A plataforma faz parte do Grupo Lance!, uma das principais lideranças em conteúdo esportivo no Brasil.
No app, os torcedores podem fazer check-ins em todos os jogos e estádios, acessar informações detalhadas sobre cada arena, ganhar pontos para trocar por milhas, descontos e cashback no programa de assinaturas Sócio Lance!, além de compartilhar experiências e acumular momentos em uma espécie de “diário esportivo digital”.
“Vimos uma necessidade, como torcedores, de ter uma plataforma exclusiva para compartilhar as histórias que vivemos nas arquibancadas, um lugar onde podemos nos interagir e construir uma coleção de momentos que vão além do jogo. Já como agentes do mercado, enxergamos essa demanda do ecossistema, de poder acessar e se conectar com uma base única de consumidores apaixonados por futebol”, explica Lucas Arruda, cofundador do Arquiba.
Com mais de 10 anos de experiência em competições, entidades esportivas e grupos de mídia como Esporte Interativo e LiveMode, Lucas e Miguel lançaram o MVP do Arquiba durante a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Os primeiros feedbacks dos torcedores confirmaram o potencial do negócio, tanto que meses depois os dois largaram os empregos para se dedicar integralmente à sportech. Na época eles tinham 33 e 25 anos, respectivamente, e usaram os próprios recursos para tirar a ideia do papel e dar o pontapé inicial.
No empreendedorismo, nem tudo são flores. Os sócios abrem o jogo de que um dos principais desafios no início foi encontrar um parceiro ideal de tecnologia para desenvolver o produto como eles idealizaram e captar dinheiro antes de iniciar a monetização do app. Por outro lado, poder contar com um sócio que também é amigo, compartilhando valores, ideias e futuro, facilita bastante a jornada de empreender, segundo eles.
“Empreender não é só questão de querer ou gostar. É preciso se planejar, pois a jornada é dura e, na maioria das vezes, fracassa. É necessário definir até onde o empreendedor consegue ir e ter um plano de retomada da carreira, caso não atinja os objetivos do negócio”, compartilha Lucas.
Lucas e Miguel discordam muitas vezes em algumas decisões, mas as discordâncias não afetam o objetivo comum que possuem com o negócio. Quando há divergências importantes, eles refletem e voltam a se falar para chegar num consenso. Segundo eles, a confiança mútua é a base para um negócio dar certo quando se tem um sócio.
“Nunca pensamos em desistir, mas em determinados momentos cogitamos pivotar o negócio em função de resultados diferentes do planejado, o que é comum para quem empreende. Nesses momentos, recalculamos a rota e direcionamos os esforços para o novo plano”, diz o empreendedor.
Os empreendedores contam que sempre olharam para grupos de mídia como potenciais compradores do Arquiba, mas não imaginavam um M&A tão cedo. “Na jornada empreendedora, aprendemos também que existem oportunidades que só passam uma vez e que não poderíamos deixar passar a chance de nos unir a uma marca tão importante, caso o match com uma grande empresa surgisse”, diz Miguel Tápias.
Em 2025, a primeira rodada de investimento veio com a entrada do Lance!, consolidando a visão de futuro do Arquiba baseada em inteligência artificial, gamificação e engajamento profundo com o fã. “Estamos apenas no início. Queremos tornar o Arquiba o destino obrigatório de todos os amantes do futebol, trazendo novas funcionalidades, como validação de check-in por geolocalização, benefícios exclusivos ao torcedor e versões em outros idiomas para internacionalizar o aplicativo”, afirma Miguel.
Dados de mercado confirmam a capacidade de expansão do Arquiba: só em 2024, o futebol brasileiro vendeu mais de 24 milhões de ingressos. E essa multidão de apaixonados já tem encontrado no app uma nova forma de viver o esporte. O Arquiba acumula quase 200 mil check-ins em 70 países. Já a base de usuários cresceu 460% em 2024 e, para 2025, projeta-se um crescimento de 300%.