A StackAI, startup norte-americana especializada em automação corporativa com inteligência artificial (IA), anuncia o movimento de expansão de mercado para o Brasil. A ação será liderada por Felipe Giannetti, ex-sócio da StartSe, que vive nos Estados Unidos há oito anos. O executivo foi convidado pela startup para liderar a expansão da companhia para o Texas (EUA) e no mercado brasileiro.
Fundada em 2022 por Antoni Rosinol e Bernard Aceituno, doutores pelo MIT, a StackAI ajuda empresas enterprises, com mais de 200 colaboradores, a acelerar a execução da transformação digital com agentes de IA integrados a seus processos de negócio. A startup foi acelerada pela Y Combinator, aceleradora de gigantes como Airbnb, Dropbox, Stripe e Brex, e levantou recentemente uma rodada Série A de US$16 milhões, liderada pela Lobby Capital, com participação da Gradient Ventures (Google), Life Extension Ventures e General Catalyst. A empresa tem sede em São Francisco e Nova York.
No Brasil, a companhia planeja investir mais de R$1 milhão nos próximos três meses em roadshows corporativos, com foco em clientes dos setores financeiro, industrial, saúde, construção e de serviços. Ainda para 2026, a meta da StackAI é atender cerca de 25% das grandes empresas do Brasil, consolidando o país como a principal base internacional da companhia.
“A StackAI chega ao Brasil para ajudar empresas a saírem da teoria e executarem seus projetos de IA de forma prática e segura. Nosso objetivo é exportar o acesso à automação de ponta, permitindo que times de negócio criem e escalem soluções sem depender de especialistas técnicos. Funciona como mágica!”, afirma Felipe Giannetti, responsável pela expansão brasileira.
Giannetti é economista, pós-graduado pela Universidade de Berkeley (EUA). Ao longo da última década, construiu carreira no ecossistema de inovação do Vale do Silício e mais recentemente em Austin no Texas, apoiando startups e corporações em processos de transformação digital e expansão internacional. Agora, seu foco é levar tecnologia de ponta dos Estados Unidos para ajudar essas empresas a saírem da ideação e mergulharem na execução.
A plataforma da StackAI permite que empresas criem e executem fluxos de trabalho com IA de forma no-code, conectando fontes de dados e modelos de linguagem sem depender de equipes técnicas. Entre os clientes atendidos nos Estados Unidos estão IBM, HP, MIT, Red Bull, Morgan, Circle Medical, grandes bancos, seguradoras e construtoras, que utilizam a tecnologia para automatizar tarefas de compliance, crédito, análise de sinistros, e centenas de outras aplicações. Todo trabalho operacional, pode ser automatizado em segundos utilizando a StackAI
A StackAI também desenvolve agentes corporativos personalizados capazes de realizar desde análises de dados até tomadas de decisão operacionais de forma autônoma. Esses agentes integram sistemas internos e externos em um único fluxo inteligente, reduzindo custos e tempo de execução em processos críticos como atendimento ao cliente, gestão de risco e backoffice.
No Brasil, a StackAI já atua com um grande banco digital. “O avanço da IA generativa criou um novo padrão de eficiência corporativa, e nosso papel é traduzir esse potencial em resultados concretos dentro das empresas. O Brasil tem um ecossistema tecnológico em rápido amadurecimento, e queremos ser parceiros estratégicos nessa próxima fase de automação inteligente”, complementa Giannetti.









