A Starbucks anunciou nesta terça-feira que está suspendendo suas projeções anuais, enquanto seu novo presidente-executivo, Brian Niccol, busca reverter a situação da gigante do café, que enfrenta uma queda na demanda dos consumidores.
As ações da empresa caíram cerca de 6% no pós-mercado nos EUA, pois a rede de cafeterias também prevê um declínio nas vendas e nos lucros trimestrais. Niccol assumiu o cargo de Laxman Narasimhan em 9 de setembro, em um momento em que a rede enfrentou dificuldades para lidar com a fraqueza em seus negócios na China e nos Estados Unidos, que são seus dois principais mercados.
“Apesar de nossos investimentos intensos, não conseguimos mudar a trajetória da queda no fluxo de clientes, resultando em pressões tanto na receita quanto nos lucros”, disse a diretora financeira da Starbucks, Rachel Ruggeri. “Estamos desenvolvendo um plano para o ‘turnaround’ de nossos negócios, mas isso levará tempo.”
Apesar das dificuldades, a Starbucks aumentou seu dividendo trimestral de 57 centavos para 61 centavos por ação, com o objetivo de fortalecer a confiança dos investidores em seu plano de recuperação.
Entretanto, o programa de recompensas da empresa não conseguiu o tráfego de clientes. Como parte do plano de recuperação, Niccol anunciou que a Starbucks pretende modificar suas estratégias de marketing, direcionando o foco para todos os clientes, e não apenas para os membros do “Starbucks Rewards”.