A Starbucks está lançando um novo sistema de contagem de estoque baseado em inteligência artificial em suas mais de 11.000 lojas próprias na América do Norte. O sistema, que estará em pleno funcionamento até o final de setembro, visa agilizar as operações e garantir a disponibilidade de produtos.
A nova tecnologia funciona com um tablet portátil, que os funcionários usam para escanear as prateleiras. O software, desenvolvido para contar automaticamente os itens, também sinaliza produtos com estoque baixo. A diretora de tecnologia da Starbucks, Deb Hall Lefevre, ressaltou que a inovação permitirá um reabastecimento mais rápido e uma maior consistência na oferta de produtos, como a espuma gelada, leite de aveia e a calda de caramelo.
“Os clientes podem desfrutar das bebidas do seu jeito, sempre – e os parceiros passam menos tempo nos bastidores e mais tempo elaborando e se conectando”, afirmou Lefevre. Ela destacou que a tecnologia já foi implementada em milhares de lojas, onde o inventário agora é contado oito vezes mais frequentemente.
A tecnologia é fornecida pela NomadGo, que já prestou serviços semelhantes para franquias como a Taco Bell e a KFC. Segundo David Greschler, CEO da NomadGo, a tecnologia é uma “síntese única de inteligência espacial 3D no dispositivo, visão computacional e realidade aumentada”, transformando o inventário, que tradicionalmente é uma tarefa manual e imprecisa.
O lançamento faz parte de um plano mais amplo da Starbucks para otimizar suas cadeias de suprimentos. O CEO Brian Niccol, um entusiasta da IA, tem implementado outras tecnologias nos últimos meses, como o “Green Dot Assist”, um assistente virtual para funcionários, e o “Smart Queue”, que sequencia os pedidos dos clientes para melhorar a eficiência.