Produção sustentável é um tema muito importante para a Start Química, empresa conhecida por oferecer soluções de limpeza e higienização para diversos perfis de clientes no mercado. Por isso, a companhia investe continuamente na economia circular, um conceito responsável por unir economia e sustentabilidade. Na prática, a Start Química transforma resina reciclada em novas embalagens, promovendo assim uma cadeia produtiva mais ecológica e, claro, ainda assim bastante eficiente.
“Aqui no Grupo Lima & Pergher praticamos a economia circular em sua essência. A primeira etapa começa na REVALOR, nossa empresa de reciclagem que desempenha um papel fundamental ao receber resíduos de embalagens plásticas de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) através de cooperativas, catadores e das perdas das nossas próprias fábricas. Esses resíduos de PEAD são transformados em grãos reciclados que são as matérias-primas usadas na nossa segunda etapa. Na REPET, maior distribuidora ou fabricante de embalagens plásticas de Minas Gerais, os grãos reciclados de PEAD são recebidos e novas embalagens são produzidas para serem utilizadas nas fábricas do grupo e também de outras empresas. Já na terceira etapa, essas embalagens recicladas são utilizadas no envase de produtos saneantes, cosméticos e de higiene pessoal, e posteriormente colocadas no mercado para a venda. E assim, o ciclo se completa, nos concentramos em minimizar o desperdício e maximizar o aproveitamento de recursos”, explica Larissa Cunha, Gerente de Sustentabilidade da Start Química.
a REVALOR, empresa de reciclagem, também transforma o Pet Cristal (plástico resistente utilizado em embalagens) em flakes (pequenos flocos), que são levados a uma das indústrias do grupo e misturados à resina virgem. Esse processo dá vida a novas embalagens eco friendly, posteriormente enviadas às gôndolas dos mercados. Em uma cadeia de produção única, menos plástico, mais sustentabilidade e mais produto.
O processo ecologicamente responsável aplicado pela Start Química é crucial para o meio ambiente diante de uma realidade preocupante no mundo: 99% dos produtos comprados pelas pessoas são descartados após 6 meses, segundo um levantamento da ONU-Habitat de 2018. “O trabalho implementado e desenvolvido pela Start Química no país permite que cada vez mais plástico seja reaproveitado, que haja mais sustentabilidade e, portanto, mais produtos de alta qualidade e ambientalmente responsáveis, uma marca de nossa empresa”, finaliza Larissa Cunha, Gerente de Sustentabilidade da Start Química.