Empresas dos setores de transporte, telefonia, tecnologia e varejo estão transformando a experiência do cliente por meio da aplicação de inteligência artificial (IA), ferramenta que tem impulsionado a otimização de suas estratégias.
Com foco no consumidor final, essas empresas enfrentam o desafio de priorizar inovações com base nas reais necessidades dos usuários, enquanto lidam com um grande volume de comentários diários. Para solucionar esse problema, a RankMyApp, especializada em soluções de marketing e inteligência de dados, desenvolveu uma solução de categorização baseada em IA, que oferece precisão, eficiência e agilidade na análise das opiniões dos clientes.
A solução da marca permite que as empresas B2C classifiquem, analisem e transformem as opiniões dos usuários em melhorias estratégicas. Com mais de 340 milhões de comentários classificados com precisão, 115 mil níveis e subníveis aplicados para segmentação detalhada e 100% dos feedbacks analisados, categorizados e priorizados com base nas necessidades reais dos clientes, o produto alcançou uma precisão superior a 90% na classificação da IA.
“Com a implementação da IA, as empresas passaram a compreender as reais necessidades e expectativas dos usuários, permitindo decisões estratégicas mais acertadas e com uma visão mais precisa dos pontos críticos. As ações foram implementadas com maior agilidade, reduzindo atritos na jornada do cliente”, afirma Leandro Scalise, CEO da RankMyApp.
A a solução também possibilitou o reconhecimento de tendências e padrões de comportamento, permitindo ajustes proativos e melhorando continuamente os serviços oferecidos. Com um fluxo estruturado e dados bem organizados, as empresas conseguiram responder mais rapidamente às demandas dos clientes, aumentando a satisfação e a fidelização. “Com todas essas informações, as empresas puderam focar seus esforços nas áreas que realmente impactam a experiência do usuário, otimizando investimentos e tempo, deixando de depender de análises subjetivas ao contar com insights sólidos e mensuráveis, impulsionando a inovação”.
A implementação da IA não só reduziu gargalos operacionais, como também fortaleceu a reputação das marcas, consolidando sua posição como líderes em experiência do cliente. A adoção da classificação da RankyMyApp transformou a maneira como as empresas B2C interpretam e agem sobre os feedbacks dos usuários, permitindo decisões mais rápidas, eficientes e focadas na experiência do cliente.
“Este modelo comprova que o futuro da gestão da experiência do usuário está na automação inteligente e na análise preditiva. Empresas que adotam esse modelo conseguem não apenas reduzir custos operacionais, mas também impulsionar a satisfação e a lealdade dos clientes, garantindo um crescimento sustentável”, conclui Scalise.