No Brasil, o segmento de e-commerce tem crescido de maneira promissora, gerando diversas oportunidades para lojistas e pequenos negócios. Com um aumento de 16% nas vendas online, o país registrou o maior crescimento mundial do setor em 2024, de acordo com o “Relatório de Transformação Digital da América Latina 2024”, elaborado pela Atlantica.
Nesse contexto, a startup Jodda.ia, empresa Software as a Service (SaaS) que desenvolve soluções de inteligência artificial para marketplaces, alcançou a marca de R$32 milhões em volume bruto de mercadorias (GMV) em apenas seis meses de operação, demonstrando um crescimento exponencial no setor de soluções para vendedores digitais e reforçando seu ritmo acelerado e estável de crescimento.
A plataforma tem registrado uma média mensal de R$5,3 milhões em vendas processadas através de seu painel inteligente, um resultado que está associado à eficácia da empresa em atender a demanda crescente por ferramentas que auxiliem pequenos e médios vendedores a otimizarem suas operações em marketplaces. “Nosso objetivo sempre foi empoderar os vendedores de marketplaces com tecnologia de ponta, permitindo que eles otimizem suas operações e maximizem suas vendas. O crescimento que alcançamos em tão pouco tempo é um reflexo do valor que nossa plataforma entrega aos nossos clientes”, afirma Felipe Couto, CEO da Jodda.ia.
Em 2024, as pequenas e médias empresas (PMEs) registraram um crescimento nas vendas online pelo segundo ano consecutivo. Segundo um levantamento da Nuvemshop, o montante movimentado por tal segmento foi de R$ 4,7 bilhões, um aumento de 42% em relação ao ano anterior.
Tal dado reforça a proeminência dos pequenos negócios para o setor de e-commerce brasileiro e a importância de se oferecer soluções robustas que sejam capazes de aprimorar a performance dos vendedores, a fim de potencializar a economia e a digitalização das vendas. Assim, a Jodda.ia se destaca ao oferecer tecnologia que democratiza o acesso a ferramentas de gestão antes disponíveis apenas para grandes empresas.
“Os nomes mais relevantes do e-commerce movimentam bilhões de reais e possuem estruturas de atendimento e venda grandiosas. No entanto, o segmento de vendas digitais não é composto apenas por grandes companhias, uma vez que as pequenas e médias empresas representam uma parcela significativa desse mercado. Por isso, a Jodda.ia tem mantido um ritmo acelerado de lançamento de novas funcionalidades focadas exclusivamente nas necessidades dos vendedores que atuam em marketplaces”, complementa Couto.
Entre as funcionalidades recentes desenvolvidas pela startup estão um sistema de precificação dinâmica, uma ferramenta de análise de performance por canais de venda e uma função de automação de processos de atendimento ao cliente, todas projetadas de forma acessível e intuitiva para lojistas de diferentes tamanhos inseridos. A Jodda.ia tem registrado um crescimento mensal de 22% em sua base de usuários, indicando forte aceitação do mercado.