Com o avanço da tecnologia, o campo se reinventou para aumentar a produtividade. Visando esses avanços, e a chegada do 5G, a startup brasileira de monitoramento climático, Field Pro, fechou um acordo com a fabricante de sistemas aeroespaciais e de comunicação de Elon Musk.
O acordo consiste em conectar diretamente dispositivos de monitoramento climático aos satélites da SpaceX. Pelo menos 150 unidades estarão instaladas em pontos estratégicos de produção agrícola do Brasil até o fim de 2023, transmitindo dados de clima e solo a cada uma hora.
Os Estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Bahia e São Paulo já possuem conexão com os atuais dispositivos da startup. As unidades conectadas à SpaceX garantirão uma ampliação de 23% na infraestrutura de captação de dados climáticos da empresa.
Para alavancar a iniciativa, a FieldPRO está dando andamento na captação de R$ 30 milhões em uma rodada Série A. A startup já tem conversas avançadas com pelo menos quatro fundos e espera concluir o processo até janeiro de 2024.
A FieldPro
Ao perceber o aumento dos eventos climáticos extremos e da degradação do meio ambiente, Ricardo Sodré e Mariana Vianna, começaram a estudar o potencial em utilizar inteligência artificial e big data para ajudar o mundo a se preparar e responder às mudanças. Em 2018 se propuseram a desenvolver uma solução para melhor entendimento do clima e a saúde do solo das mais diversas regiões do Brasil.
Começaram a atuar na produção de alimentos, oferecendo aos agricultores recursos de monitoramento que auxiliam a manter os campos saudáveis, visando o aumento da produtividade agrícola com a preservação dos recursos naturais.
Para isso, desenvolveram seus dispositivos autônomos, que utilizam aprendizado de máquina e computação em nuvem, fornecendo uma fonte de dados do tempo e do solo precisas e exclusivas sobre as regiões. Aliado a uma modelagem proprietária de previsão do tempo, começaram a entender o clima como nunca e fornecer recursos personalizados. Após atingirem mais de 500 dispositivos autônomos conectados entre si e concentrados especialmente em áreas mais remotas, como da Amazônia Legal, uma rede de inteligência ambiental foi criada. A interpretação de informações locais, captadas pelos dispositivos, junto com informações públicas e imagens de satélite, alcançaram uma compreensão única da singularidade da terra e do microclima das regiões brasileiras.
A FieldPro estação envia as condições do microclima da área do cliente para o modelo meteorológico, isso significa que a previsão do tempo que o cliente recebe se refere a uma resolução de 3 km a partir do ponto onde a Estação FieldPRO estará localizada no campo. Uma previsão do tempo muito mais precisa e assertiva para auxiliar no planejamento da produção. Ao utilizar um Dispositivo FieldPRO, se inicia automaticamente o registro dos padrões meteorológicos específicos da área mapeada. O sistema de inteligência artificial passa a entender mais claramente as condições do agora para prever um cenário mais preciso do futuro da fazenda. O cliente terá previsões do tempo cada vez mais assertivas, beneficiando o negócio agrícola.
Além disso a empresa trabalha no mercado de sustentabilidade, pois assim com as condições climáticas, o solo também tem papel fundamental na conservação da estrutura terrestre, sendo essencial monitorar para prevenir futuros problemas. A FieldPRO fornece às organizações a inteligência ambiental de que precisam, seja para identificar riscos como para descobrir novas oportunidades nos serviços ecossistêmicos.