A startup de IA Perplexity fez uma oferta não solicitada de US$ 34,5 bilhões em dinheiro para adquirir o navegador Chrome, da Alphabet. A proposta, feita na última terça-feira (12), visa conquistar a base de bilhões de usuários do Chrome, considerados essenciais na corrida da inteligência artificial.
O valor da oferta está muito acima da avaliação da própria Perplexity, que é de US$ 14 bilhões. A empresa, liderada por Aravind Srinivas, já havia feito uma proposta semelhante ao TikTok em janeiro. A OpenAI, o Yahoo e a empresa de private equity Apollo Global Management também já demonstraram interesse no Chrome.
O Google não se pronunciou sobre a oferta, mas a Reuters apurou que a empresa não colocou o Chrome à venda. A Alphabet planeja recorrer de uma decisão judicial do ano passado que a considerou com monopólio ilegal em buscas online. O Departamento de Justiça dos EUA chegou a solicitar a alienação do Chrome como parte das medidas cabíveis no caso.
A Perplexity, que já levantou cerca de US$ 1 bilhão em financiamento, não detalhou como pretende financiar a oferta, mas afirmou que vários fundos se ofereceram para financiar o negócio integralmente. As ações da Alphabet subiram 1,6% no pregão após a notícia.
Com o crescimento de chatbots de IA como o ChatGPT e a própria Perplexity, os navegadores estão se tornando novamente portas de entrada cruciais para o tráfego de pesquisa e dados de usuários. A aquisição do Chrome daria à Perplexity a força necessária para competir com rivais maiores.
A proposta da Perplexity inclui manter o código do Chromium de código aberto, investir US$ 3 bilhões ao longo de dois anos e não alterar o mecanismo de busca padrão do Chrome.
Segundo analistas, no entanto, o Google dificilmente venderia o navegador, já que ele é vital para o avanço da sua própria tecnologia de IA. Um juiz federal deve emitir uma decisão sobre medidas no caso antitruste em breve, mas especialistas acreditam que o processo de apelação pode se arrastar por anos.