A Beyond Imagination, uma startup de robôs humanoides cofundada pelo renomado futurista da inteligência artificial Ray Kurzweil, anunciou nesta terça-feira que a empresa de capital de risco Gauntlet Ventures liderará sua rodada de financiamento Série B de US$ 100 milhões. O aporte eleva a avaliação da startup para US$ 500 milhões, com a Gauntlet Ventures atuando como o único investidor desta rodada.
Kurzweil, conhecido por popularizar o termo “singularidade” e por sua previsão, há duas décadas, de que a inteligência artificial ultrapassaria a inteligência humana até 2045, vê suas ideias, antes consideradas ficção científica, ganharem cada vez mais força entre os tecnólogos.
A Beyond Imagination, também cofundada pelo cientista, empresário e cineasta Harry Kloor, desenvolveu o “Beyond Bot”, um robô humanoide, e modelos de IA complementares. A empresa pretende implementar essas tecnologias em ambientes industriais, conforme explicou Oliver Carmack, cofundador da Gauntlet Ventures.
A startup já está em fase de testes de seus robôs e busca agora parcerias com grandes companhias para a implantação em larga escala. Carmack destacou que a Gauntlet Ventures decidiu apoiar a Beyond Imagination devido ao seu potencial em fortalecer a manufatura nos Estados Unidos e em auxiliar na resolução da projeção de escassez global de mão de obra qualificada.
O setor de robôs humanoides tem atraído a atenção de gigantes da tecnologia como Nvidia, Meta e Tesla, além de diversas outras startups. Essas empresas apostam que os recentes avanços em IA impulsionarão significativamente o desenvolvimento de robôs e a automação. Em outubro do ano passado, o CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou que o robô humanoide Optimus da empresa havia feito “muito progresso” e poderia realizar diversas tarefas diárias.
No entanto, o avanço dos robôs tem sido mais lento do que o esperado. Pesquisadores notam que os progressos em IA relacionados à linguagem, que impulsionaram o desenvolvimento de chatbots, não se traduziram diretamente na compreensão do mundo físico pelos robôs. Muitas empresas estão investindo somas consideráveis para coletar os dados de treinamento do mundo real, essenciais para os modelos de IA que serão instalados em robôs.
Além dos robôs humanoides, a Beyond Imagination também está desenvolvendo o Aura, descrito por Kloor como um sistema operacional universal para fabricação inteligente, que permitirá a colaboração eficiente entre humanos, robôs e máquinas antigas.
A startup já atraiu um grupo diversificado de consultores, incluindo o ex-CEO da Qualcomm, Paul Jacobs, o palestrante motivacional Tony Robbins, e o ex-presidente da Paramount Pictures, Jim Gianopulos.
*Com informações da Reuters