A lógica de serviços sob demanda que já transformou setores como transporte e hospedagem chega agora à tradução simultânea. Fundada em 2021, a Tontongue é a primeira startup brasileira a criar um marketplace de intérpretes, oferecendo tradução de mais de 20 idiomas em tempo real via aplicativo, sem necessidade de cabines ou equipamentos extras. A solução, 60% mais barata que o modelo tradicional, projeta um crescimento de 40% neste ano – em comparação com ano passado, e entrada em mais países da Singapura e Portugal, além da Australia, onde já possui operação.
Idealizada em 2021, a Tontongue é a primeira startup brasileira que criou um marketplace de tradução simultânea para conferências internacionais. Com a plataforma, milhares de profissionais de interpretação simultânea podem trabalhar sem sair de casa, e produtores de eventos agora possuem um recurso para realizar a contratação, gestão e execução de interpretação simultânea em formato self-service, com o suporte da equipe Tontongue remota ou no local, reduzindo os custos em até 60%, com uma experiência conveniente para a audiência, que escuta as interpretações pelo próprio smartphone.
“Acreditamos que a inclusão começa pela comunicação. Nosso propósito é democratizar o acesso à tradução simultânea, permitindo que qualquer evento, de grandes conferências globais a reuniões corporativas, conte com intérpretes de forma prática, acessível e inteligente”, afirma Eduardo Barbato, fundador da Tontongue.
Nos últimos meses, a plataforma foi utilizada em eventos como South by Southwest (SXSW), impactando diretamente milhares de participantes. Além dos grandes palcos, empresas já utilizam a Tontongue em reuniões internas, contratando pacotes de horas de tradução para treinamentos, encontros executivos e negociações internacionais. Hoje, a startup já conta com mais de 600 intérpretes cadastrados.
“O mercado de tradução vive um momento de disrupção. Enquanto cresce o uso da inteligência artificial, defendemos que o papel humano é insubstituível para garantir qualidade, contexto e nuances culturais. Nossa tecnologia valoriza os intérpretes, ampliando suas oportunidades e conectando-os globalmente com novos clientes”, complementa Barbato.
Para os próximos anos, a Tontongue projeta consolidar-se como referência mundial em acessibilidade linguística e inovação para eventos híbridos e presenciais.
