A Tontongue, plataforma brasileira voltada para tradução e acessibilidade em eventos, lançou uma solução que busca transformar o modelo de palestras silenciosas. A nova tecnologia do aplicativo da empresa substitui rádios e fones dedicados ao permitir que os participantes acompanhem o conteúdo diretamente pelo smartphone, sem a necessidade de equipamentos extras.
Diferente das alternativas tradicionais, que envolvem custos com logística, transporte e higienização de aparelhos, o sistema desenvolvido pela empresa possibilita ao público acessar o áudio pelo aplicativo, com opção de múltiplos canais e idiomas. O recurso também abre caminho para funcionalidades baseadas em inteligência artificial, como geração de resumos automáticos e futura tradução via IA, além de reduzir o descarte de baterias e plásticos, alinhando-se às práticas de sustentabilidade.
De acordo com Eduardo Barbato, fundador da Tontongue, a proposta não é apenas acompanhar o avanço do modelo, mas oferecer um formato que elimina barreiras de custo e logística. “O modelo de palestra silenciosa já provou seu valor no mundo. O que a Tontongue traz é uma disrupção, transformar o celular do participante em um headset inteligente, eliminando barreiras de custo, logística e sustentabilidade. É uma solução feita no Brasil para ganhar o mundo”, afirma.
Para organizadores de eventos, a solução amplia as possibilidades de aplicação, em que permite a realização de palestras simultâneas em um mesmo espaço sem conflito de áudio, facilita a inclusão de públicos que falam diferentes idiomas ou que têm necessidades auditivas específicas e pode ser utilizada em encontros de diferentes portes, de workshops a grandes feiras internacionais.
O crescimento do modelo de palestras silenciosas reflete-se também no mercado global de sistemas de áudio silencioso, que movimentou US$ 1,2 bilhão em 2023 e deve crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 12,28% entre 2024 e 2030, alcançando US$ 2,7 bilhões até o final do período. O avanço é impulsionado pela demanda crescente por tecnologias de comunicação avançadas e pela necessidade de interações sem ruído em diferentes setores, segundo a Virtue Market Research.
Em dezembro de 2024, o consumo no setor de eventos atingiu R$ 11,3 bilhões, o maior valor já registrado na série histórica iniciada em 2019, segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape). Para Eduardo Barbato, esse crescimento reforça a necessidade de soluções inovadoras que tornem os eventos mais acessíveis e eficientes. “Nosso objetivo é oferecer uma tecnologia que reduza custos, simplifique a logística e promova a sustentabilidade, mostrando que a inovação criada no Brasil tem potencial para impactar o mercado global”, afirma.
Idealizada em 2021, a Tontongue é a primeira startup brasileira que criou um marketplace de tradução simultânea para conferências internacionais. Com a plataforma, milhares de profissionais de interpretação simultânea podem trabalhar sem sair de casa, e produtores de eventos agora possuem um recurso para realizar a contratação, gestão e execução de interpretação simultânea em formato self-service, com o suporte da equipe Tontongue remota ou no local, reduzindo os custos em até 60%, com uma experiência conveniente para a audiência, que escuta as interpretações pelo próprio smartphone.