• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 20 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Startup desenvolve aplicativo que torna lojas 100% acessíveis

Projeto da Biomob já foi aplicado em pontos de vendas da TIM para que pessoas com deficiência consigam utilizar equipamentos e acessar produtos expostos com autonomia.

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
21/12/2023
em Empresas, Últimas
A A
TIM/Divulgação

TIM/Divulgação

LEIA TAMBÉM

IBM lança novo espaço de inovação voltado para IA em São Paulo 

Novo tratado da OMS redefine resposta global a pandemias

A TIM reabriu, na quarta-feira (20), sua loja localizada no Shopping Center Lapa, em Salvador (BA), após um período de reformas para melhorar a acessibilidade do local às pessoas com deficiência. O espaço, agora, possui equipamentos de última geração que auxiliam os clientes, piso tátil, atendimento em libras, mesas e cadeiras adaptadas para pessoas com nanismo e obesas, mobiliários com altura adequada para cadeirantes, placas de sinalização em braille, entre outras novidades estruturais. Mas o grande destaque foi um aplicativo digital desenvolvido pela Biomob, startup especializada em consultoria e soluções de acessibilidade, para tornar as mudanças estruturais mais intuitivas e 100% efetivas: o TIM Áudio Guia. 

A plataforma é capaz de disponibilizar, via QR Code e tag NFC, a leitura e audiodescrição do mapa tátil da loja, de aparelhos e de acessórios expostos na mesa de degustação e nos demais ambientes, dando maior independência, por exemplo, às pessoas cegas. Além disso, ela utiliza linguagens neutras, simples e inclusivas, oferecendo também opção em libras. “O destaque, sem dúvidas, é a questão da acessibilidade e inclusão. Nossa ideia sempre foi entregar um ambiente onde todos e todas se sintam confortáveis e verdadeiramente atendidos de acordo com suas necessidades. Onde as pessoas possam resolver as suas demandas, ter contato com os produtos, novos aparelhos e tecnologias e conhecer os benefícios que a TIM oferece por meio de parcerias inovadoras”, explicou Bruno Talento, diretor de vendas da TIM Nordeste.

De acordo com a empresa, essa tecnologia é aplicável em todos os 158,84 m² de área da loja para oferecer um atendimento mais personalizado, com foco na experiência do usuário. O espaço Casa Conectada, por exemplo, simula ambientes de uma residência adaptados ao universo de Internet das Coisas (IOT), por meio de acessórios e serviços comercializados pela companhia.

Além de desenvolver o app, a Biomob também deu apoio técnico em todo o projeto estrutural. Valmir de Souza, CEO da startup, ressalta que a ideia de promover a acessibilidade vai além do aspecto digital e estrutural, sendo primordial a preparação comportamental de funcionários e gestores para atender adequadamente cada necessidade. “Nesse projeto, sempre tivemos total liberdade de implementar nossas práticas voltadas à acessibilidade atitudinal, que contempla ações focadas na quebra da barreira social entre as pessoas. Seja na forma correta de se referir a uma determinada condição, saber ouvir ou evitar constrangimentos, por exemplo”, explica. 

O CEO da Biomob destacou ainda o pioneirismo do projeto. “Logo que tivemos as primeiras conversas com a TIM, já achamos a iniciativa bastante desruptiva, pois poucas obras já nascem com acessibilidade total. Normalmente quando as empresas, mesmo as de grande porte, se encarregam de promover ações de acessibilidade, é sempre um “puxadinho” ou uma adaptação invariavelmente mau feita. Ter companhias que enxergam esse valor logo no início de um projeto, e de forma ampla, é um grande avanço para a causa”, afirma Valmir de Souza. 

Esta foi a quarta loja física da TIM a receber intervenções da Biomob para se tornar 100% acessível a todos os públicos e necessidades. A parceria, que começou em 2023, já foi aplicada em unidades de Teresina (PI), Uberlândia (MG), Divinópolis (MG) e, ainda em dezembro, será concluída a quinta loja, em Osasco (SP). 

Tags: AcessibilidadeInclusãoStartup
Anterior

Positiv.a capta R$ 8, 3 milhões na maior rodada equity crowdfunding do Brasil

Próximo

Juiz federal bloqueia lei da Califórnia que proibiria o porte de armas de fogo em público

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

IBM lança novo espaço de inovação voltado para IA em São Paulo
Empresas

IBM lança novo espaço de inovação voltado para IA em São Paulo 

por João Pedro Camargo Corenciuc

A IBM lança hoje um novo ambiente de inovação voltado para Inteligência Artificial no IBM Innovation Studio, localizado em sua...

Leia maisDetails
Novo tratado da OMS redefine resposta global a pandemias

Novo tratado da OMS redefine resposta global a pandemias

Ciberataques podem ameaçar avanço tecnológico no agronegócio brasileiro

Ciberataques podem ameaçar avanço tecnológico no agronegócio brasileiro

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve aprovar ainda nesta semana a fusão entre a Petz e a Cobasi

Cade deve aprovar fusão da empresa com Cobasi nesta semana, diz o Brazil Journal

Elon Musk e Microsoft firmam parceria para levar IA Grok ao Azure

Elon Musk e Microsoft firmam parceria para levar IA Grok ao Azure

Asaas amplia investimento em Marketing e patrocina o MasterChef Brasil

Asaas amplia investimento em marketing e patrocina o MasterChef Brasil

Próximo
Juiz federal bloqueia lei da Califórnia que proibiria o porte de armas de fogo em público

Juiz federal bloqueia lei da Califórnia que proibiria o porte de armas de fogo em público

A recuperação das ações nos Estados Unidos chegou ao fim

A recuperação das ações nos Estados Unidos chegou ao fim

Getnet projeta faturamento de R$10 bilhões com parcerias em 2024

Getnet projeta faturamento de R$10 bilhões com parcerias em 2024

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.