Em uma rápida busca no Google, encontram-se milhares de escritórios de contabilidade prontos para auxiliar empresas com suas obrigações legais. No Brasil, a cifra se aproxima de 85 mil estabelecimentos e mais de 500 mil profissionais contábeis, de acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade. Buscando auxiliar no processo de digitalização deste segmento, uma startup curitibana chamada OpenCon desenvolveu e vem disponibilizando o acesso a uma tecnologia capaz de transformar a forma como essas empresas contábeis podem atender seus clientes, tudo através de tecnologia que permite ao contador escalar sua base de clientes. A ideia é que o contador consiga disponibilizar uma contabilidade na palma da mão de cada cliente.
“Sabemos que desenvolver um sistema contábil é um investimento alto, de tempo e de recursos, o que impede que a maioria dos contadores consiga executar. A nossa solução visa democratizar o acesso a isso. Fornecemos o software pronto, onde a empresa contábil incorpora a sua marca e disponibiliza para seus clientes”, explica Albari Gruner, CEO da OpenCon.
A OpenCON iniciou esse projeto de atendimento aos contadores em 2022 com uma das suas marcas, a OpenMEI, onde consegue ajudar os escritórios de contabilidade no atendimento de clientes que são MEI. Agora está em fase de pré-lançamento de uma solução para o contador que atende outros portes de empresas, isso através da marca OpenYOU.
“Estamos, e queremos cada vez mais, levar facilidade para contabilidades e seus clientes. Onde através de um aplicativo, fica fácil realizar coisas como a abertura de um CNPJ, emissão de NF, apuração de impostos, realização de obrigações e outros”, conta Albari. Segundo o CEO, a ideia nasceu ao ver que, num mundo cada vez mais competitivo, o contador precisa de tecnologia para simplificar processos, reduzir custos operacionais e assim poder aplicar preços mais competitivos. Sem isso, fica difícil ter uma base de clientes escalável.
Hoje a OpenCON já conta com clientes contadores espalhados pelo Brasil todo e possui parcerias com empresas que têm um grande número de prestadores de serviço, como XP Investimentos, Scooto, 321 Beauty e outras.