A Yever, startup mineira especializada em pagamentos e checkout inteligente, ultrapassou R$ 400 milhões transacionados em 2024 e vem impulsionando pequenos e médios e-commerces a registrarem aumento médio de 32% nas conversões e 99,3% de aprovação nas vendas por cartão. Criada em Belo Horizonte e em fase de expansão comercial, a empresa oferece uma tecnologia que equipa lojas menores com ferramentas antes exclusivas de grandes varejistas.
A tecnologia combina múltiplos recursos que atuam em sinergia. O sistema antifraude com IA cruza centenas de variáveis como localização, dispositivo e histórico de navegação e ajusta automaticamente o nível de verificação de risco, o que eleva as taxas de aprovação sem comprometer a segurança. O checkout é customizável e possibilita testes A/B, diferentes fluxos simultâneos e integrações nativas com WhatsApp e e-mail.
Segundo o CEO e cofundador da empresa, Andrews Vourodimos, os resultados são possíveis graças a um sistema que une inteligência artificial, personalização e automações nativas. “O checkout da Yever é projetado para responder ao comportamento do consumidor em tempo real. A loja consegue testar diferentes versões e aplicar gatilhos de decisão no momento certo, com fluidez e segurança, o que reduz o abandono e maximiza o aproveitamento de cada visita”, explica.
Entre os recursos mais utilizados estão o Order Bump, que apresenta uma oferta complementar no momento da compra, e o Upsell One Click, que convida o consumidor a fazer um upgrade de valor com um clique, após o pagamento. Essas estratégias, comuns em grandes varejistas, tornam-se acessíveis também para PMEs, contribuindo para o aumento do ticket médio.
Para Andrews, dar autonomia tecnológica aos pequenos é o caminho para fortalecer o comércio digital no Brasil. “A estrutura enxuta das lojas independentes não pode ser um obstáculo à performance. Quando equipadas com ferramentas adequadas, essas marcas conseguem competir com grandes players de forma eficiente e sustentável”, destaca o executivo.