Inteligência artificial deixou de ser assunto de ficção científica para fazer parte do cotidiano, da realidade. Ferramentas aplicáveis às mais variadas tarefas surgem a todo instante. O varejo, atividade econômica que no Brasil responde por quase um quarto do Produto Interno Bruto (PIB), já experimenta inovações nesse sentido. Há soluções para realizar atendimentos e até vendas. Melhor: estão ao alcance de pequenos e médios negócios também.
“A inteligência artificial deve ser entendida como aliada do varejo, para hiperautomatizar a análise de dados, a previsão de vendas e o contato com o cliente”, afirma o CEO do Grupo Irrah, Cesar Baleco de Sousa, empresa brasileira de soluções tecnológicas com marcas que atendem corporações em 50 países. A Irrah está colocando no mercado o GPT Maker, inteligência artificial específica para negócios e empresas.
A solução foi desenvolvida de modo que a interface seja simplificada, para facilitar o acesso e utilização por parte do usuário. “É bastante intuitiva; qualquer pessoa consegue, com poucos cliques, criar o seu próprio agente cognitivo baseado em inteligência artificial, atribuir a ele as principais atividades que ele realizará e ‘personificar’ com toda inteligência emocional que desejar”, explica o executivo.
Ele ressalta que essa ‘personificação’ é feita com o auxílio da própria inteligência artificial, “a partir de dados que ela gera; o usuário faz apenas o refinamento”. “Os treinamentos [da máquina] podem ser absorvidos por dados inseridos manualmente, ou absorvidos pelos próprios conteúdos que a empresa já tem, como sites, leitura de documentos internos feitos em word, pdf e etc”, pontua Sousa.
Mas, que tarefas exatamente a inteligência artificial aplicada ao varejo pode realizar?
O CEO do Grupo Irrah enumera as principais, depois que o treinamento do “assistente virtual cognitivo” (o CVA) é feito:
– Integrar todos os canais de comunicação com o cliente como um ‘chat’ do site ou e-commerce. Canais como WhatsApp, Instagram, Facebook, Telegram e outros.
– O CVA dispõe de capacidade nativa de atender clientes, respondendo perguntas, realizando agendamentos.
– É possível até realizar vendas; a ferramenta permite integração com sistemas e e-commerce.
Cesar Baleco de Sousa reitera que o GPT Maker foi criado sob a premissa da simplificação, a fim de que as tecnologias estejam ao alcance dos empreendedores. Desse modo, continua o executivo, a incorporação da ferramenta não demanda treinamento específico, nem a contratação de um profissional especializado para responder por sua operação. “Usabilidade e simplicidade são nossa principal bandeira. Se algo não ficar compreensível para o usuário, precisar ser explicado, é que algo de nossa parte está errado, então nos cabe melhorar tal experiencia”.
O Grupo Irrah nasceu há 19 anos, em Cianorte, noroeste do Paraná. Atualmente, dispõe de unidades também em Maringá, na mesma região, e Dover, capital de Delaware, nos Estados Unidos. No primeiro semestre deste ano, o Grupo Irrah anunciou a incorporação da carteira de clientes da Arandu Sistemas, empresa de tecnologia da informação fundada em 1997, em Londrina (PR).