Startup paranaense presente em 50 países cria nova IA que faz atendimentos e realiza vendas

Engana-se quem pensa que soluções estão apenas ao alcance de mega corporações

Inteligência artificial deixou de ser assunto de ficção científica para fazer parte do cotidiano, da realidade. Ferramentas aplicáveis às mais variadas tarefas surgem a todo instante. O varejo, atividade econômica que no Brasil responde por quase um quarto do Produto Interno Bruto (PIB), já experimenta inovações nesse sentido. Há soluções para realizar atendimentos e até vendas. Melhor: estão ao alcance de pequenos e médios negócios também.

“A inteligência artificial deve ser entendida como aliada do varejo, para hiperautomatizar a análise de dados, a previsão de vendas e o contato com o cliente”, afirma o CEO do Grupo Irrah, Cesar Baleco de Sousa, empresa brasileira de soluções tecnológicas com marcas que atendem corporações em 50 países. A Irrah está colocando no mercado o GPT Maker, inteligência artificial específica para negócios e empresas.

A solução foi desenvolvida de modo que a interface seja simplificada, para facilitar o acesso e utilização por parte do usuário. “É bastante intuitiva; qualquer pessoa consegue, com poucos cliques, criar o seu próprio agente cognitivo baseado em inteligência artificial, atribuir a ele as principais atividades que ele realizará e ‘personificar’ com toda inteligência emocional que desejar”, explica o executivo.

Ele ressalta que essa ‘personificação’ é feita com o auxílio da própria inteligência artificial, “a partir de dados que ela gera; o usuário faz apenas o refinamento”. “Os treinamentos [da máquina] podem ser absorvidos por dados inseridos manualmente, ou absorvidos pelos próprios conteúdos que a empresa já tem, como sites, leitura de documentos internos feitos em word, pdf e etc”, pontua Sousa.

Mas, que tarefas exatamente a inteligência artificial aplicada ao varejo pode realizar?

O CEO do Grupo Irrah enumera as principais, depois que o treinamento do “assistente virtual cognitivo” (o CVA) é feito:

– Integrar todos os canais de comunicação com o cliente como um ‘chat’ do site ou e-commerce. Canais como WhatsApp, Instagram, Facebook, Telegram e outros.

– O CVA dispõe de capacidade nativa de atender clientes, respondendo perguntas, realizando agendamentos.

– É possível até realizar vendas; a ferramenta permite integração com sistemas e e-commerce.

Cesar Baleco de Sousa reitera que o GPT Maker foi criado sob a premissa da simplificação, a fim de que as tecnologias estejam ao alcance dos empreendedores. Desse modo, continua o executivo, a incorporação da ferramenta não demanda treinamento específico, nem a contratação de um profissional especializado para responder por sua operação. “Usabilidade e simplicidade são nossa principal bandeira. Se algo não ficar compreensível para o usuário, precisar ser explicado, é que algo de nossa parte está errado, então nos cabe melhorar tal experiencia”.

O Grupo Irrah nasceu há 19 anos, em Cianorte, noroeste do Paraná. Atualmente, dispõe de unidades também em Maringá, na mesma região, e Dover, capital de Delaware, nos Estados Unidos. No primeiro semestre deste ano, o Grupo Irrah anunciou a incorporação da carteira de clientes da Arandu Sistemas, empresa de tecnologia da informação fundada em 1997, em Londrina (PR).

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