Startup promete mitigar 90% das emissões de carbono

Plataforma da Gedanken calcula o desempenho ESG da cadeia de fornecimento, que hoje concentra 90% das emissões de carbono

Líder em tecnologia para a gestão de risco de fornecedores, a Gedanken anuncia uma plataforma inédita para auxiliar empresas a medir o desempenho ESG. O objetivo da startup é atacar este que é um dos principais desafios de sustentabilidade no mercado, já que mais de 90% das emissões de carbono de grandes empresas se originam nas cadeias de fornecimento, de acordo com o relatório Carbon Disclosure Project (CDP).

As emissões, classificadas como escopo 3, incluem operações comerciais de fontes que não são de propriedade ou controladas diretamente pela organização, como a cadeia de suprimentos, transporte, uso ou descarte de produtos. Por isso, a Gedanken criou uma plataforma unificado que avalia,mensura e ajuda toda a cadeia de fornecimento a ter processos mais sustentáveis.

Com mais de 200 clientes, incluindo nomes como Ambev, MRV e Gerdau, a Gedanken desenvolveu a plataforma a partir de um profundo entendimento das necessidades de grandes empresas, com consulta ativa e colaboração de consultorias, da Academia e de dessas mesmas grandes empresas. O resultado é uma plataforma que avalia a sustentabilidade dos fornecedores por meio de 80 indicadores específicos, agrupados em quatro pilares: cuidados com meio ambiente, governança, responsabilidade social e impacto de compras sustentáveis.

“O mercado ainda está em desenvolvimento quando se trata de sustentabilidade na cadeia de fornecimento o tema ainda é barro, não é um vaso, muito menos um vaso pintado”, afirma Lucas Madureira, Co CEO da Gedanken. “Por isso, criamos em conjunto uma metodologia inicial que irá evoluir anualmente de forma contínua com a ajuda de nossos clientes e todos os envolvidos”, diz o executivo

Além de oferecer ferramentas para a mensuração da sustentabilidade, a Gedanken também auxilia empresas no processo de onboarding de fornecedores, gestão de riscos, performance e due diligence. A empresa prevê dobrar seu faturamento em 2024, e planejar contribuir significativamente para reduzir em até 90% o tempo de homologação de novos parceiros comerciais.

Sair da versão mobile