Estudo recente do Observatório Sebrae Startups, Impacto da Internacionalização em Startups, revela os resultados de empresas que participaram das missões ao Web Summit Lisboa em 2022 e 2023. O levantamento destaca que o networking, a ampliação da presença internacional e a aquisição de conhecimento são os principais motivos que levam empreendedores a embarcarem em missões de internacionalização. O impacto vai além da troca de experiências: essas participações resultaram em um faturamento superior a R$ 9 milhões, sendo R$ 1,4 milhão de receitas recorrentes para as startups envolvidas.
“Nos últimos dois anos, o Sebrae organizou missões de startups para o Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos mundiais de tecnologia e inovação. Essas missões visam criar oportunidades para que as startups ampliem suas redes de contato, explorem mercados internacionais e atraiam investidores”, afirma Cristina Mieko, head de startups do Sebrae Startups.
A pesquisa do Observatório buscou entender como a experiência do Web Summit impactou as startups em áreas como desenvolvimento de novos negócios, fortalecimento de redes de relacionamento e captação de investimentos. O estudo aponta que 46% das startups abriram filiais internacionais após a missão, com 73,3% dos fundadores atribuindo essa expansão à participação no evento em Lisboa. Além disso, 72,3% conquistaram novos clientes e 84,6% disseram que o evento contribuiu para essas aquisições.
Caminho aberto para a captação de investimentos
Outro ponto de destaque no relatório é a captação de investimentos: 30,1% das startups participantes conseguiram aportes financeiros, sendo que 76% delas afirmam que a presença no Web Summit foi fundamental para essas conquistas. Entre as startups que captaram recursos, 48% arrecadaram até R$ 100 mil, 36% entre R$ 100 mil e R$ 1 milhão, e 16% entre R$ 1,1 milhão e R$ 5 milhões, evidenciando o impacto direto do evento na atração de novos recursos para os negócios brasileiros no exterior.
Após o Web Summit, 74% das startups decidiram destinar recursos próprios para continuar participando de eventos de inovação, com 29% optando por eventos internacionais. Essa postura reflete uma mudança de mentalidade: os empreendedores agora veem esses eventos como investimentos estratégicos para fortalecer o posicionamento de suas marcas globalmente. A exposição a novos mercados, benchmarks globais e tendências emergentes tem permitido que as startups brasileiras se posicionem de forma mais competitiva, inovem em seus produtos e serviços e identifiquem novas oportunidades de expansão.
Com a publicação deste relatório, que ouviu a opinião de 84 empreendedores que participaram do evento entre 2022 e 2023, o Observatório Sebrae Startups reforça seu compromisso de contribuir para o fortalecimento das estratégias de internacionalização das startups brasileiras.
“Acreditamos que apoiar as startups brasileiras é o caminho para acelerar as soluções de problemas estruturais do país por meio do desenvolvimento em áreas como inteligência artificial, biotecnologia, energias renováveis, entre outras”, destaca Décio Lima, presidente do Sebrae.