As startups integrantes do Cubo Itaú, um dos principais hubs de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, alcançaram um faturamento estimado de R$ 10 bilhões em 2024, segundo aponta o Selo Cubo.
O valor representa um crescimento de mais de 40% em relação a 2023, evidenciando o impacto dessas empresas na economia brasileira e o amadurecimento do ecossistema de inovação impulsionado pelo Itaú Unibanco. Entre os destaques, duas vencedoras na categoria Performance do Selo Dourado do Cubo: Morada.AI e Karhub.
A Morada.AI é uma startup que desenvolveu uma série de soluções baseadas em inteligência artificial para o setor imobiliário. Por meio da Mia, assistente virtual generativa, é feito um atendimento para os usuários que têm a pretensão de negociar imóveis. A Morada.ai conta ainda com o Sales, um co-piloto do corretor, e o Iago, ferramenta de atendimento no pós-venda para incorporadoras. Já foram mais de 1 milhão de pessoas atendidas e mais de 20 milhões de mensagens trocadas, além da startup registrar um crescimento de mais de 600% em 2024.
Já a KarHub, plataforma de eCommerce que está revolucionando o mercado de autopeças no Brasil, entrou no Cubo com planos ambiciosos de expansão. Desde então, conquistou marcos importantes, incluindo a crescimento de 6x do faturamento em 2024 e a consolidação de uma estratégia de go-to-market escalável, com forte presença entre lojistas e oficinas de todo o país.
O levantamento também aponta um aumento de 19,55% no número de profissionais empregados pelas startups do Cubo, totalizando mais de 27 mil colaboradores no último ano. Os números reforçam o papel do hub como plataforma de crescimento sustentável para negócios de base tecnológica que estão, na prática, oferecendo soluções para desafios reais da sociedade – da inclusão financeira à eficiência energética, da saúde digital à gestão pública.
“Esse crescimento mostra como nosso ecossistema evolui ao unir startups, grandes empresas e investidores em torno da inovação. Ver essas conexões se transformando em resultados concretos demonstra que continuamos no caminho certo para transformar a sociedade por meio do empreendedorismo tecnológico”, destaca Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú.
O Cubo Itaú é parte da estratégia mais ampla do Itaú Unibanco para incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas com impacto positivo. Ao promover um ambiente que favorece a colaboração entre startups e grandes empresas, o Cubo fortalece iniciativas alinhadas à visão do banco de gerar bem-estar financeiro para pessoas e negócios. Iniciativas ligadas à educação financeira, acesso a crédito, inclusão produtiva e digitalização de pequenas e médias empresas têm ganhado protagonismo entre os membros do hub.
O Itaú tem ampliado nos últimos anos seu foco em produtos e serviços que ajudam os brasileiros a fazerem escolhas financeiras mais conscientes e sustentáveis. O apoio contínuo ao Cubo e às startups que crescem dentro de seu ecossistema reforça o papel do banco como um agente de transformação econômica e social.
“A inovação precisa estar conectada às reais necessidades das pessoas. O Cubo é o lugar onde essa conexão acontece todos os dias — com ideias, negócios e tecnologias que, de fato, transformam vidas”, afirma Paulo Costa.