Stellantis cortará até 500 empregos por meio de saídas voluntárias

A montadora Stellantis planeja cortar até 500 empregos em sua fábrica de montagem localizada em Melfi, no sul da Itália, por meio de um programa de desligamento voluntário. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (7) pelo sindicato Fiom-Cgil em comunicado. A planta de Melfi emprega atualmente cerca de 5.000 pessoas.

Este anúncio sucede um plano similar de demissão voluntária recentemente comunicado pela Stellantis, que prevê o corte de 350 postos de trabalho em outras duas unidades italianas, nas cidades de Pomigliano e Pratola Serra. A Stellantis, proprietária das marcas italianas Fiat e Alfa Romeo, não se manifestou imediatamente sobre o assunto.

Em dezembro de 2024, o grupo automotivo apresentou ao governo italiano um plano com o objetivo de revitalizar sua produção no país, após anos de declínio nos volumes fabricados.

Como parte desse plano, novos modelos foram designados para produção nas fábricas italianas da Stellantis a partir de 2025 e nos anos subsequentes. No entanto, o impacto positivo esperado desses novos modelos na produção e nos níveis de emprego não deve se concretizar antes do final deste ano.

Especificamente na fábrica de Melfi, a Stellantis está aumentando a produção de modelos das marcas Jeep e DS ao longo de 2025. Adicionalmente, outros modelos, incluindo veículos da marca Lancia, são esperados para serem produzidos na unidade nos próximos anos.

Sair da versão mobile