Stellantis investe bilhões em startup chinesa de mobilidade elétrica

Dona da Fiat e da Jeep quer acessar tecnologias de eletrificação e sistemas de inteligência artificial.

Divulgação/Leapmotor

A Stellantis formará junto com a Leapmotor uma joint venture chamada Leapmotor Internacional, com o objetivo de impulsionar as vendas dos carros elétricos da marca chinesa. O investimento será de 1,5 bilhão de euros para adquirir parte da startup chinesa. De acordo com a CNBC, o investimento da Stellantis dará à empresa uma participação acionária de cerca de 20% e dois assentos no conselho da Leapmotor, além de uma participação majoritária de 51% na joint venture.

Reprodução/Stellantis

As marcas chinesas estão atraindo a atenção dos fabricantes de automóveis estabelecidos devido à sua capacidade de produzir veículos elétricos a uma velocidade rápida e um custo mais baixo. A Leapmotor tem se destacado no desenvolvimento de NEVs (sigla para New Energy Vehicle) e se especializado na produção de elétricos, híbridos plug-in e modelos a hidrogênio. Só em 2022, na China, a empresa vendeu 111.000 unidades, um feito alcançado em apenas 8 anos de existência.

A Stellantis está adquirindo ações da Leapmotor ao preço de 43,8 dólares de Hong Kong (R$ 27,96) cada, de acordo com um comunicado da empresa chinesa à bolsa de valores. 

Sair da versão mobile